NeoQuímica N Motivos Entenda quais são os principais cuidados na saúde infantil

Entenda quais são os principais cuidados na saúde infantil

Para que uma criança se desenvolva de forma saudável, é necessário promover ações que incluam os protocolos de higiene, segurança e atenção

  • NeoQuímica N Motivos | Cleide Oliveira, Do R7 Conteúdo e Marca

Cuidados com a higiene devem ser ensinados desde cedo, para que a criança aprenda e incorpore em sua rotina

Cuidados com a higiene devem ser ensinados desde cedo, para que a criança aprenda e incorpore em sua rotina

Carlos Magno/ Unsplash

Criança feliz é criança saudável, com disposição para brincar, estudar e se divertir com os amigos e a família. Para que isso aconteça de forma natural, é importante prestar atenção à saúde dos pequenos desde o berço. Mas sem exageros na preocupação, pois o excesso é prejudicial e pode acarretar o desenvolvimento de doenças e condições psicossomáticas, que é quando o indivíduo transforma conflitos psíquicos em afecções de órgãos.

Experiências vividas na infância têm impacto direto nas transformações do corpo ao longo da vida. Esse é o melhor e maior motivo para que os adultos, sejam pais, responsáveis ou tutores de uma criança, observem os protocolos necessários para garantir o bem-estar em todas as etapas de crescimento. O primeiro ponto é ensinar, desde cedo, como faz bem cuidar da própria saúde e lembrar que é pelo exemplo que esse aprendizado acontece.

Saúde e bem-estar infantil

Brincar também faz parte do protocolo de cuidados com a saúde infantil

Brincar também faz parte do protocolo de cuidados com a saúde infantil

Carlos Magno/ Unsplash

Alguém que cresce em uma família com poucos hábitos saudáveis potencialmente acabará reproduzindo os mesmos na vida adulta. O contrário também é verdadeiro.

Para motivar uma criança a adquirir e manter boas práticas de autocuidado e saúde, vale incentivar ações como:

• Fazer a higiene bucal no mínimo três vezes ao dia e sempre após as refeições;
• Ensinar a tomar banho e como higienizar todas as partes do corpo;
• Praticar com a criança a autonomia nos cuidados com a própria saúde;
• Consumir alimentos saudáveis, com pouca gordura saturada, frituras, carnes processadas e embutidos, fast-food, entre outros;
• Apresentar diversos tipos de legumes, frutas e hortaliças nas refeições. Use sua criatividade para mudar formas e compor um prato atrativo;
• Praticar atividades ao ar livre;
• Ensinar a jogar bola, andar de bicicleta, patins ou skate, além de brincadeiras em grupos;
• Manter as consultas médicas de rotina em dia.

Com o tempo e o costume, essas atividades entram no automático e a criança será capaz de apontar quando algo não vai bem. Também nas questões de saúde mental, é necessário dar atenção especial na infância. O excesso de compromissos, de exigências com notas e desenvolvimento intelectual devem ser evitados. A chave para o bem-estar, em todas as idades, é manter o equilíbrio. Dessa forma, a criança bem cuidada de hoje será o adulto mentalmente e fisicamente saudável de amanhã.

Neo Química. Sua saúde é nossa vocação

Referências consultadas:
Conheça os cuidados necessários para as crianças aproveitarem o verão com saúde. Fala Brasil. Record TV. Internet. Acesso em Setembro 2021.
Veja orientações sobre os cuidados com a higiene pessoal das crianças. Cidades. Portal R7. Internet. Acesso em Setembro 2021.
Saúde da Criança: o que é, cuidados, políticas, vacinação, aleitamento. Ministério da Saúde. Internet. Acesso em Setembro 2021.
Apurando o Olhar para a Vigilância do Desenvolvimento Infantil. Ministério da Saúde. Internet.  Acesso em Setembro 2021.

Últimas