Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prática de esportes ajuda a combater sintomas de ansiedade

O hábito de se exercitar regularmente é uma forma eficaz de melhorar as condições físicas e mentais, trazendo mais qualidade de vida para as pessoas

NeoQuímica N Motivos|Do R7 Conteúdo e Marca

Ansiedade é um mal que incomoda 30% da população mundial
Ansiedade é um mal que incomoda 30% da população mundial Ansiedade é um mal que incomoda 30% da população mundial

É fato: quando o estresse toma conta do cérebro, suas conexões nervosas e o resto do corpo podem colapsar. Mente sã, corpo são é um lema há muito defendido pela classe médica. No caso dos transtornos de ansiedade, percentual que atinge mundialmente cerca de 30% da população, o tema ganha ainda mais relevância.

Exercícios físicos incentivam a produção de endorfinas, que são substâncias químicas que funcionam como um analgésico natural para o corpo. Sua prática é capaz de melhorar o sono, a disposição e o humor, entre outros aspectos relevantes para viver com qualidade de vida. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a pandemia trouxe como impacto negativo o aumento da população que lidam com os males causados pela falta de endorfina.

Em 2020, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou uma pesquisa com aproximadamente 2 mil pessoas a partir de 18 anos para entender o estado mental dos brasileiros, em especial durante a pandemia da Covid-19. Os resultados indicaram que 68% revelou sofrer com quadros de depressão e 80% tem ou desenvolveu algum nível de ansiedade. Apesar de uma parcela de estresse e ansiedade ser considerada normal para o dia a dia da sociedade moderna, seu agravamento é um ponto de atenção. Para combater essas e outras disfunções, que podem evoluir para doenças graves do sistema neurológico, os profissionais de saúde recomendam a prática regular de esportes.

Qualidade de vida e equilíbrio

Publicidade
Prática regular de atividades físicas é uma maneira eficiente de aliviar quadros de estresse e ansiedade
Prática regular de atividades físicas é uma maneira eficiente de aliviar quadros de estresse e ansiedade Prática regular de atividades físicas é uma maneira eficiente de aliviar quadros de estresse e ansiedade

Um pouco de dedicação já é suficiente para obter resultados positivos. Segundo a Associação Americana de Ansiedade e Depressão, psicólogos que avaliaram a influência dos esportes no alívio de depressão e estresse sugerem que uma caminhada de 10 minutos pode ser tão efetiva quando um treino de 45 minutos. Depende de cada organismo e seus efeitos, embora temporários, produzem resultados rápidos. Basta começar para sentir os benefícios.

Para manter uma rotina saudável, o ideal é praticar ao menos duas horas e meia de atividades físicas por semana. Essa carga horária pode ser distribuída de forma gradativa, por exemplo, meia hora por dia. O tipo de esporte é aquele que você escolher e que mais combinar com seu estilo de vida. Caminhada, corrida, ioga, musculação, natação, vôlei, futebol... Não há limites, desde que sua condição física permita e as recomendações médicas sejam respeitadas.

Publicidade

Mas valem alguns conselhos e cuidados: é mais coerente fazer um esporte várias vezes na semana do que agendar uma única sessão de três horas no sábado ou domingo. Engajar os amigos para ter companhia nesses momentos é uma boa estratégia para não desistir por falta de incentivo. Além disso, preste atenção nos equipamentos de segurança, quando necessários.

Neo Química. Sua saúde é nossa vocação.

Publicidade

Referências consultadas:

Pesquisa revela aumento da ansiedade entre brasileiros na pandemia. Agência Brasil. [Internet]. Acesso: setembro, 2021

Exercise stress and anxiety. ADAA. [Internet]. Acesso: setembro, 2021

Atividade física protege da ansiedade, indica estudo. PEBMED. [Internet]. Acesso: setembro, 2021

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.