Saúde Novo remédio pode diminuir malefícios do álcool no cérebro 

Novo remédio pode diminuir malefícios do álcool no cérebro 

Droga diminui perda de células cerebrais e reduz chances de inflamação

Novo remédio pode diminuir malefícios do álcool no cérebro 

Chegada da droga ao cérebro tem sido a principal barreira

Chegada da droga ao cérebro tem sido a principal barreira

Thinkstock

Parece bom demais para ser verdade, mas cientistas afirmam ter descoberto um medicamento que reduz os efeitos nocivos do consumo excessivo de álcool. A equipe de cientistas da Universidade de Huddersfield disse que o composto reduz a perda de células do cérebro e diminui as chances de inflamação que são responsáveis pelas crises de alcoolismo.

O autor da pesquisa e professor da Universidade de Huddersfield, Page, contou ao Daily Mail que a equipe observou uma redução da perda de células cerebrais após as cobaias do estudo ― roedores ― tomarem o medicamento.

― O estudo descobriu que os efeitos nocivos do álcool foram reduzidos nos roedores. A droga é uma substância de fácil absorção, porém estamos com dificuldades de acham uma maneira dela chegar ao cérebro.

Álcool e café podem piorar sintomas da gastrite

Segundo o pesquisador, isso ocorre porque o cérebro tem um sistema de proteção que separa o sangue por meio do fluido extracelular do local.

― Uma das coisas que o álcool faz é destruir algumas das células do cérebro que são importantes para a navegação e orientação. Por isso que eu e minha equipe trabalhamos 10 anos para descobrir essa droga. No futuro, pretendemos achar uma que seja ainda melhor.