Álcool e café podem piorar sintomas da gastrite
Dieta equilibrada ajuda a diminuir inflamação na mucosa do estômago
Saúde|Do R7
Uma dieta equilibrada é fundamental para manter a saúde em dia e uma sensação de bem-estar, especialmente para as pessoas que sofrem de problemas estomacais como a gastrite. Em casos como esse, seguir uma dieta específica e evitar alguns alimentos podem diminuir as crises e aumentar a qualidade de vida
De acordo com o gastroenterologista Alexandre Sakano, a gastrite ― uma inflamação da mucosa do estômago que causa desde alterações como dor, queimação, vermelhidão e inchaço ― pode ser evitada por meio de uma alimentação equilibrada e que não contenha alimentos muito ácidos, apimentados ou condimentados.
― Alimentos como o álcool e o café, que são ácidos, são extremamente prejudiciais para quem sofre com a gastrite. Em casos mais extremos, uma má alimentação pode provocar até vômitos.
Refrigerante pode agravar gastrite e piorar gases
Para prevenir a doença, Sakano recomenda se alimentar a cada três ou quatro horas, evitar alimentos apimentados, ácidos, bebidas alcoólicas e café em excesso no cotidiano.
― O melhor exame para diagnóstico da gastrite e de todas as doenças do estômago é a endoscopia, que permite ver com detalhes toda a mucosa do estômago, realizar biópsias quando necessário e diagnosticar com precisão a doença e o grau de comprometimento.