Logo R7.com
RecordPlus

Número de internações por Covid volta a subir em parte do Brasil, alerta Fiocruz

Boletim InfoGripe desta semana chama atenção para os estados do Amazonas e de São Paulo

Saúde|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Fiocruz chama atenção para aumento do número de internações de idosos
Fiocruz chama atenção para aumento do número de internações de idosos

O boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta sexta-feira (3), vem com um alerta para o aumento do número de internações por SRAG (síndrome respiratória aguda grave) em decorrência da Covid-19.

O levantamento, que considera o período entre 19 a 25 de fevereiro, chama atenção para os estados do Amazonas e de São Paulo.


Em SP, "os dados mostram um crescimento recente da doença bastante claro no estado", diz o comunicado.

Ainda segundo a Fiocruz, o momento atual é de cautela, porque o aumento das internações em alguns estados se concentra na população idosa, o que não é uma regra, afirma em nota o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes.


"O sinal que se inicia na população idosa é um reflexo de que o vírus pode estar ganhando força novamente, aumentando assim a sua transmissão."

O especialista afirma ser fundamental que os grupos de risco atualizem a vacinação contra a Covid-19, especialmente aqueles elegíveis para tomar o reforço com o imunizante bivalente da Pfizer, que garante um nível mais alto de proteção contra as variantes mais recentes do coronavírus.


Nas seis semanas anteriores a 19 de janeiro, o InfoGripe mostra que 16 unidades da Federação tinham tendência de alta do número de internações por complicações respiratórias.

São elas: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.


"No AM, o crescimento de Covid-19 está aliado ao aumento simultâneo de influenza A (gripe), embora em menor intensidade. Já em São Paulo, observa-se crescimento de Covid-19 na população adulta, enquanto no quadro entre crianças e adolescentes ainda não seja possível identificar a causa específica a partir dos dados laboratoriais inseridos no sistema de notificação até o momento", complementa o relatório.

O SUS começou a aplicar no último dia 27 a vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19, inicialmente em idosos e indivíduos imunossuprimidos.

Apesar de a exigência do uso de máscaras ter sido derrubada em praticamente todos os lugares do país, especialistas continuam a recomendar que pessoas de grupos de risco mantenham a proteção facial em locais fechados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.