Pfizer começa testes de vacina combinada contra Covid e gripe
Imunizante usa a tecnologia de RNAm e primeira fase do ensaio começa nesta semana com 180 pessoas de 18 a 64 anos nos EUA
Saúde|Do R7, com AFP

O grupo farmacêutico Pfizer e seu sócio alemão BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (3) o início da primeira fase de testes de uma vacina de RNA mensageiro (RNAm) que combina a proteção contra a gripe e a Covid-19.
Uma vacina combinada a partir da tecnologia RNAm "poderia simplificar as práticas de vacinação contra estes dois agentes patógenos respiratórios, conduzindo potencialmente a uma cobertura melhor para as enfermidades", afirmou Annaliesa Anderson, diretora científica da Pfizer, em um comunicado.
As duas empresas informaram que a vacina combinada será testada em sua primeira fase em 180 voluntários de 18 a 64 anos, nos Estados Unidos, sendo que o primeiro participante vai receber a dose única do imunizante já nesta semana. O período de acompanhamento de cada participante será de um total de seis meses.
A vacina é baseada na tecnologia RNAm e contém cadeias de mRNA que codificam a proteína spike do tipo selvagem de Sars-CoV-2 e subvariantes Ômicron BA.4/BA.5, bem como cadeias de mRNA que codificam a hemaglutinina de quatro diferentes cepas de influenza.
A hemaglutinina é uma proteína de superfície do vírus influenza que desempenha um papel no início da infecção. O vírus influenza está sujeito a constantes mutações para escapar da resposta imune do hospedeiro, causando uma variação sazonal nas cepas circulantes.
“Mesmo com as vacinas contra a gripe sazonal existentes, a carga desse vírus é grave em todo o mundo e causa milhares de mortes e hospitalizações todos os anos", afirmou Annaliesa.
Pfizer e BioNTech desenvolveram uma das vacinas mais usadas no mundo para combater a pandemia de Covid-19.
Os grupos americanos Moderna e Novavax também anunciaram testes com vacinas combinadas contra a gripe e a Covid-19.
Folhas verdes, frutas cítricas e leguminosas: saiba quais alimentos fortalecem o sistema imunológico
Manter uma alimentação equilibrada é a melhor forma de evitar deficiências nutricionais. Ainda assim, algumas pessoas têm condições de saúde específicas que dificultam a absorção de vitaminas e minerais. Por isso, se houver suspeita de alguma deficiênc...
Manter uma alimentação equilibrada é a melhor forma de evitar deficiências nutricionais. Ainda assim, algumas pessoas têm condições de saúde específicas que dificultam a absorção de vitaminas e minerais. Por isso, se houver suspeita de alguma deficiência, é fundamental buscar ajuda médica para identificá-la e jamais tomar suplementos sem orientação, já que há risco de efeitos colaterais ou interações com outros medicamentos de que a pessoa eventualmente faça uso


![Por outro lado, os alimentos que fazem parte do grupo das leguminosas, como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico, são fontes de fibras insolúveis que, nesse caso, ajudam no funcionamento intestinal.
“As fibras insolúveis são caracterizadas por não se dissolver no intestino, então elas têm um efeito de aumentar o volume das fezes e acelerar o trânsito intestinal, contribuindo,assim, para a melhora do quadro de obstipação intestinal [prisão de ventre]”, explica Thaís](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/TCDXZ4LR5RJI3MCS7H6VJUP2NM.jpg?auth=08cd64d2ece643ce60c7b2f80bcdcb47ae009e5f70f4bbc468dceeed953c3ac9&width=1000&height=664)






