Por que xingar pode melhorar seu desempenho e te deixar mais forte
Pesquisa realizada pela APA mostra que falar palavrões durante exercícios físicos pode aumentar sua força
Saúde|Rodrigo Paulino*, do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Você já notou que soltar um palavrão depois de uma situação estressante pode trazer uma sensação de alívio?
Uma pesquisa da APA (Associação Americana de Psicologia) sugere que xingar pode aumentar o desempenho, ao ajudar as pessoas a se esforçarem mais em testes de esforço físico.
Os pesquisadores conduziram dois experimentos com 192 participantes, que foram instruídos a falar algum palavrão ou palavra neutra enquanto realizavam flexões em uma cadeira.
LEIA MAIS:
Após a conclusão do teste, os participantes responderam um questionário sobre seu estado mental durante a execução do exercício.
O resultado do teste foi impressionante: participantes que usaram palavrões conseguiram sustentar o peso do próprio corpo por um tempo maior do que aqueles que usaram palavras neutras.
“Essas descobertas ajudam a explicar por que o palavrão é tão onipresente”, disse o pesquisador Richard Stephens. “É, literalmente, uma ferramenta de baixa caloria, livre de drogas, de baixo custo e prontamente disponível quando precisamos de um impulso no desempenho.”
Agora, o foco dos pesquisadores está em explorar os diferentes contextos em que esses benefícios podem ser úteis.
“Nossos laboratórios estão estudando agora como o palavrão influencia a fala em público e comportamentos de abordagem romântica, duas situações onde as pessoas tendem a hesitar ou a duvidar de si mesmas.”, segundo o coautor do estudo, Nicholas Washmuth, da Universidade do Alabama.
*Sob supervisão de Guilherme Fagundes
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














