Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Prorrogação pode causar lesões graves e até desmaios nos jogadores

Trinta minutos a mais de jogo pode levar os atletas ao seu limite físico

Saúde|Do R7

Energia necessária para jogar na prorrogação pode levar os jogadores ao seu limite físico
Energia necessária para jogar na prorrogação pode levar os jogadores ao seu limite físico

Recentemente, a Copa do Mundo do Brasil bateu o recorde de prorrogações durante uma fase mata-mata, foram cinco durante as oitavas de final. A energia necessária para jogar mais 30 minutos pode levar os jogadores ao seu limite físico, muitas vezes ocasionando lesões sérias.

Segundo o ortopedista especializado em medicina do esporte, Leangro Gregorut, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, por mais que os jogadores treinem diariamente para terem um bom desempenho nos jogos, durante as partidas eles acabam correndo uma distância maior e com mais velocidade do que estão acostumados.

― Este campeonato mundial de futebol está exigindo, fisicamente, muito mais dos jogadores do que as anteriores. Hoje, durante uma partida, o atleta chega a correr uma média de 11 a 13 quilômetros. Até os anos 80, essa média era de quatro a sete quilômetros. Além disso, os jogadores também estão mais velozes, dando tiros que, muitas vezes, ultrapassam 30 km/h.

Com mudança de temperatura, principal adversário da seleção brasileira é a desidratação


Como resultado, Gregorut explica que os jogadores podem apresentar problemas musculares causados pela exaustão dos músculos.

― Em um atleta profissional, que passou por uma avaliação física e médica criteriosa e está executando exercícios muito além daqueles que está acostumado, como em uma prorrogação, podem acontecer cãibras, distensões e lesões musculares, entorses ligamentares e até mesmo desmaios.


Neymar terá dores mais fortes nos próximos 10 dias; veja detalhes da lesão

De acordo com o especialista, a causa dos problemas é o esgotamento do estoque de energia dos atletas, que faz com que o corpo procure energia em outros locais, como a gordura corporal e os músculos.


― A cãibras podem acontecer por três motivos: desidratação pelo excesso de transpiração, perda de uma grande quantidade de Sódio pelo suor e por um mecanismo de aumento excessivo de trabalho muscular. As distensões e lesões musculares podem acontecer por desidratação, por contratura e fadiga muscular.

Segundo Gregorut, dependendo do caso, a recuperação pode ser rápida e permitir que o jogador continue na partida ou pode exigir um afastamento por um período maior.

― Se o jogador tiver uma cãibra, poderá se recuperar relativamente rápido comendo algo e tomando muita bebida isotônica. As distensões e lesões musculares e dos ligamentos impossibilitariam o atleta de continuar jogando. Caso ocorra um desmaio, é obrigatório que o atleta saia de campo para ser atendido por uma equipe médica.

O especialista acrescenta que "ao final da partida, para que os jogadores se recuperem para a próxima disputa, o mais indicado é repouso, fisioterapia, hidratação, massagem e alimentação adequada”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.