Saúde República Democrática do Congo tem novo surto de ebola

República Democrática do Congo tem novo surto de ebola

Organização Mundial da Saúde foi informada de que seis pessoas foram infectadas pelo vírus, sendo que quatro delas morreram

  • Saúde | Do R7

Casos ocorreram em Mbandaka, província de Équateur

Casos ocorreram em Mbandaka, província de Équateur

S. Oka/OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde) foi informada pelo governo da República Democrática do Congo que um novo surto de ebola está em curso no país africano.

O comunicado da entidade, publicado nesta segunda-feira (1º), acrescenta que foram detectados seis casos de infecção pelo vírus, em Mbandaka, na província de Équateur.

Dos infectados, três tiveram diagnóstico confirmado, outros três são casos suspeitos. Quatro pessoas morreram.

Este é o 11º surto de ebola no país desde o primeiro, em 1976, e ocorre simultaneamente a outro, em fase final, em três províncias — Kivu Norte, Kivu Sul e Ituri.

Nestas localidades, entre agosto de 2018 e o fim de maio, foram confirmados 3.317 casos, com 2.280 mortes.

"Novos surtos de Ebola são esperados na República Democrática do Congo, dada a existência do vírus em um reservatório de animais em muitas partes do país", alerta a OMS.

A notícia preocupa a OMS, já que a África também tem registrado casos de covid-19, destacou o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

"Este é um lembrete de que a covid-19 não é a única ameaça à saúde que as pessoas enfrentam. Embora grande parte de nossa atenção esteja voltada para a pandemia, a OMS continua monitorando e respondendo a muitas outras emergências de saúde".

A República Democrática do Congo tem oficialmente 3.195 casos de covid-19, com 72 óbitos.

Últimas