Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba o que é a erisipela, infecção que acomete o presidente Jair Bolsonaro

Doença é causada por bactéria e se manifesta na forma de vermelhidão na pele e dor

Saúde|Do R7

Doença afeta com mais frequência rosto e braços
Doença afeta com mais frequência rosto e braços Doença afeta com mais frequência rosto e braços

O presidente Jair Bolsonaro está com um quadro de erisipela, segundo o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. A infecção acometeu a perna do mandatário, que apareceu recentemente em poucas ocasiões.

A erisipela se caracteriza por uma mancha vermelha, brilhante, saliente e dolorosa, de acordo com o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento. A doença afeta a camada mais externa da pele e os gânglios linfáticos próximos.

"As extremidades apresentam bordas distintas e não se misturam com a pele normal ao redor. A mancha é quente e firme quando tocada. Ocorre com mais frequência nas pernas e no rosto. Em algumas formas de erisipela, formam-se bolhas na pele. As pessoas geralmente apresentam febre alta, calafrios e uma sensação geral de indisposição (mal-estar)", descreve o guia médico.

A doença é comumente causada pela bactéria Streptococcus do grupo A, segundo o Guia ABX, da Universidade Johns Hopkins, nos EUA.

Publicidade

O MedlinePlus, plataforma da Biblioteca Nacional de Saúde dos EUA, explica que a bactéria pode entrar por cortes ou feridas na pele.

Também existe a possibilidade de a infecção surgir por problemas com a drenagem através das veias ou do sistema linfático.

Publicidade

O diagnóstico normalmente é feito pelo médico em uma avaliação no próprio consultório. Exames laboratoriais podem ser solicitados, especialmente se o quadro não melhorar com antibióticos.

O tratamento pode ser feito com penicilina, mas também há casos em que é necessário o uso de antibióticos diferentes, como trimetoprima/sulfametoxazol, clindamicina ou doxiciclina.

Publicidade

Em casos mais graves, existe a opção de vancomicina ou linezolida por via endovenosa.

Erisipela: inflamação que atacou Gabriela Pugliese pode levar à infecção generalizada se não tratada

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.