Logo R7.com
Logo do PlayPlus

São Paulo confirma segundo caso de sarampo após 4 anos sem registro

Segundo Secretaria de Saúde, ambos foram contraídos fora da cidade, sendo um na Noruega e outro em Malta; pasta já realizou 35 ações de bloqueio

Saúde|Deborah Giannini, do R7

A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola
A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola

A capital paulista confirmou nesta sexta-feira (5) o segundo caso de sarampo este ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. São Paulo não registrava ocorrência da doença desde 2015.

Ambos os casos são considerados importados, ou seja, contraídos fora da cidade, de acordo com a pasta. O primeiro, da Noruega, e o segundo, de um navio oriundo de Malta, ambos países do continente europeu.

Leia também: Brasil está entre os 10 países que causam surto global de sarampo

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Europa teve um aumento de 400% nos casos da doença.


A secretaria informou que realizou 35 ações de bloqueio até 23 de março devido a casos suspeitos de sarampo em São Paulo. As ações de bloqueio consistem em mobilizar pessoas que tiveram contato com casos suspeitos para que se vacinem.

A cobertura vacinal em crianças de 1 ano, mais vulneráveis, ficou acima dos 95% em 2018 e, no primeiro bimestre de 2019, está em 97,76%, segundo a pasta.


Saiba mais: Nova York enfrenta pior surto de sarampo dos últimos anos

A única forma de se proteger contra o sarampo é tomando a vacina. O esquema vigente do Ministério da Saúde para crianças é o de uma dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) ao 1 ano de idade e uma da quadrupla viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ao 1 ano e 3 meses de idade.


Para quem não se vacinou no período, a tríplice viral é oferecida gratuitamente em duas doses até os 29 anos ou em uma dose dos 30 aos 49 anos. Os demais podem recorrer às clínicas privada.

Medo de sarampo? Tire todas as suas dúvidas sobre a doença:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.