SP recebe Virada da Maturidade para comemorar o Dia do Idoso
Evento gratuito está na 3ª edição e conta atividades físicas e culturais
Saúde|Do R7
Entre os dias 26 de setembro e 1º de outubro, será realizada a 3ª Virada da Maturidade em São Paulo. O evento gratuito tem programação espalhada em 50 pontos da cidade, com inúmeras atividades físicas, educacionais e culturais voltadas para a população da terceira idade, de forma gratuita.
Neste ano, as atividades estão divididas em três categorias principais: Inspirando Gerações, com palestras e debates para promover a integração entre os participantes; Saúde e Atividade Física, com exames médicos, sessões de exercícios e orientação de profissionais; e Atividades Artístico e Culturais, com oficinas, ingressos para teatro e cinema, desfiles e apresentações musicais.
A lista completa de atividades pode ser acessada pelo site da Virada da Maturidade e pelo aplicativo próprio do evento, o App Virada da Maturidade, que está disponível para download pelos sistemas operacionais iOS e Android.
Segundo a psicóloga Fernanda Gouveia, uma dos idealizadoras do evento, a 3ª Virada da Maturidade tem como objetivo inspirar todas as gerações para a quebra de estereótipos negativos associados ao envelhecimento.
— A reunião de parceiros envolvidos faz com que a causa do empoderamento da pessoa idosa como um todo ganhe força e mais visibilidade por meio de uma programação unificada.
Um em cada 6 idosos sofre algum tipo de violência, alerta OMS
Na primeira edição do evento, em 2015, foram 145 atividades realizadas em 19 locais com um público de, aproximadamente, 10 mil pessoas. Já em 2016, com novos parceiros e locais de apresentações públicas, a Virada da Maturidade reuniu 13 mil pessoas, em 180 atividades promovidas em 40 locais. Esse ano, a expectativa é de receber mais de 20 mil pessoas, de todas as idades.
Serviço
Data: 26 de setembro a 1º de outubro
Programação completa e mais informações no site.
Queda de idosos pode ser evitada com fortalecimento físico, diz médico