Logo R7.com
RecordPlus

Um mês após se declarar livre de gripe aviária, Brasil tem uma investigação em andamento

Apenas um caso da doença foi confirmado em aves comerciais no país

Saúde|Do R7

  • Google News
171 casos em aves silvestres foram confirmados no Brasil Reprodução/Agência Brasil - Arquivo

Em 18 de junho, o governo brasileiro se declarou um país livre da gripe aviária por cumprir o vazio sanitário — 28 dias seguidos sem novos casos. O comunicado oficial foi feito à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Um mês depois, nesta sexta-feira (18), o país investiga somente uma suspeita da doença.

O caso investigado é em Quixeramobim, no Ceará, em animais de exploração doméstica. Ao todo, 4351 investigações já foram feitas no país.


RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasil declarou estar livre de gripe aviária há um mês.
  • Uma investigação sobre a doença está em andamento no país.
  • Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Desde 2023, quando a doença foi detectada pela primeira vez no Brasil, 171 casos de gripe aviária foram registrados em animais silvestres, sete em aves de subsistência e um caso em ave comercial.

Após a confirmação da doença em uma galinha em uma granja no Rio Grande do Sul, a importação de frango brasileiro foi suspensa por diversos países de formas diferentes. Entre eles, China, União Europeia, Rússia e Canadá pararam de comprar a carne brasileira.


LEIA TAMBÉM

País livre da doença

O período de vazio sanitário começou em 22 de maio, logo após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS), onde foi registrado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da gripe aviária em uma unidade comercial no Brasil.

Sem novos casos desde então, o país concluiu todas as medidas sanitárias obrigatórias. A partir disso, recupera seu status sanitário e inicia uma nova fase na tentativa de normalizar o comércio internacional de produtos avícolas.


“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.