Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Química vai pedir registro da Sputnik V no país em 30 dias

Primeiro lote da vacina russa com 1,1 milhão de doses chegará ao Brasil no dia 28; 9 estados têm autorização para uso do imunizante

Saúde|Do R7

A vacina Sputnik V poderá ser usada no Brasil com restrições impostas pela Anvisa
A vacina Sputnik V poderá ser usada no Brasil com restrições impostas pela Anvisa A vacina Sputnik V poderá ser usada no Brasil com restrições impostas pela Anvisa

A farmacêutica União Química afirmou, nesta terça-feira (20), que pretende fazer o pedido de registro definitivo da vacina russa Sputnik V contra a covid-19 à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 30 dias. Esse tipo de registro permite a vacinação em massa e a comercialização com o setor privado. A União Química vai produzir o imunizante no Brasil.

Desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, a Sputnik V tem autorização da Anvisa para uso no Brasil, mas com restrições.O primeiro lote importado com 1,1 milhão de doses tem previsão de chegar ao país no dia 28 pelo Aeroporto de Recife, segundo o governo do Piauí, que lidera o Consórcio Nordeste.

Os imunizantes serão distribuídos para os nove estados do consórcio, que receberam autorização da Anvisa para importar a vacina. Fazem parte do consórcio Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Além dos imunizantes importados, 100 mil doses já foram produzidas no Brasil pela União Química. "Trata-se de um lote com qualidade atestada pela Rússia, com insumo farmacêutico ativo produzido em sua fábrica no Distrito Federal", informou a farmacêutica. "Vale ressaltar que para a produção do IFA não dependemos de importação externa", completou. 

O processo de transferência de tecnologia começou no último trimestre de 2020 e terminou em abril deste ano. "Quando o processo de fabricação nacional for autorizado pela Anvisa, a farmacêutica vai poder liberar 8 milhões de doses por mês", aponta a empresa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.