Você sabia que o líquido das lentes de contato precisa ser trocado todo dia? Especialista dá dicas
Má higiene dos aparelhos pode resultar em infecções dolorosas que, em alguns casos, pedem um transplante de córnea
Saúde|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Quando questionada sobre o que a motivou a trocar os óculos pelas lentes de contato, a terapeuta Natália afirmava que queria liberdade. De fato, ela encontrou, mas ao passar a usar o novo aparelho ela não contava com os diversos cuidados necessários para garantir a saúde ocular e, como consequência, adquiriu uma grave infecção nos olhos. O caso se agravou e a mulher precisou fazer um transplante de córnea.
Embora o cenário seja raro, o diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Cesar Motta, declara que a higiene é essencial durante o uso de lentes de contato e que muitos usuários não têm noção da gravidade que os erros que cometem sem saber. Um dos mais comuns é a manutenção do líquido com o qual as lentes devem permanecer em contato quando não são utilizadas.

“Ele deve ser trocado diariamente, independente do paciente utilizar a lente ou não. Porque ele tem ali um tempo de validade de 24 horas. Passou esse período, ele já não possui a ação bactericida que ele deveria ter”, destaca o médico no Conexão Record News desta sexta (6). Outro aspecto que merece atenção é a validade da lente e o respeito do intervalo de duração, ou seja, caso a lente for quinzenal, ela deve ser trocada a cada 15 dias, não mais e nem menos: “Independente se o paciente utilizou ela só uma vez”.
O uso das lentes durante o sono também não é recomendado pelo especialista, tampouco utilizá-las quando se for nadar ou entrar em contato com água. O diretor reconhece que alguns pacientes podem ficar irritados com rotina constante de limpeza e armazenamento dos aparelhos nesses casos: “Hoje em dia muitas vezes um paciente vai se expor muito à piscina, à praia. Nesses casos, às vezes vale a pena realizar uma cirurgia refrativa para não ter que ficar com a lente, porque o risco de infecção que ele terá a longo prazo é bem menor”.
Outro cuidado necessário é com a aplicação de maquiagem. Motta orienta que a ordem correta é primeiro posicionar as lentes e então utilizar os cosméticos. “Muitas vezes a maquiagem cai dentro do olho e depois, quando você vai colocar a lente, encosta ela na maquiagem e leva o produto para dento do olho”.
Leia Mais
Todo o processo de adaptação à tecnologia é complicado e demorado, por isso recomenda-se que os usuários iniciem com lentes de uso diário e evoluam com o tempo para as de duração quinzenal e mensal. Durante esse período, o paciente também precisa aprender a como limpar o recipiente que guarda os objetos da maneira correta. “O ideal é esvaziar a caixa e então passar o dedo ali para tirar os resíduos. Após isso, secar e deixar e colocar um novo produto”, ensina o especialista que enfatiza para nunca colocar o resto do produto de um dia anterior.
Motta também afirma que as lentes de contato não são para todo mundo: “Quem quiser utilizá-la deve fazer uma adaptação correta, com um profissional auxiliando. Também não é recomendado que crianças nem idosos utilizem elas por segurança”.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















