Acompanhe o lançamento da missão DART da Nasa

Nave irá decolar às 3h20 no horário de Brasília, nesta quarta-feira (24), e tem como objetivo desviar a trajetória de um asteroide

A Nasa lança nesta terça-feira (23), às 22h20 no horário da Califórnia (2h20 no horário de Brasília), na quarta-feira (24), a missão DART ("Double Asteroid Redirection Test", ou Teste de redirecionamento duplo de asteroides na sigla em inglês). O evento será transmitido ao vivo nos canais do Facebook, Twitter e YouTube da agência espacial.

A missão vai decolar a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 e tem como objetivo colidir com um asteroide para desviar sua trajetória. Descrita como uma ação de "defesa planetária", a DART deve preparar a humanidade em caso de uma ameaça futura.

Esquema da missão DART mostra o impacto na lua do asteroide Didymos

Esquema da missão DART mostra o impacto na lua do asteroide Didymos

Reprodução/NASA/Johns Hopkins Applied Physics Lab

A espaçonave irá pousar na lua Dimorphos, que está na órbita do asteroide Didymos, a uma velocidade de 24 mil km/h, dez meses depois de seu lançamento.

Os especialistas da Nasa estimam que o impacto do pouso reduzirá a órbita do asteroide menor por volta de 1%, mas isso mudará seu período orbital por vários minutos - o suficiente para ser observado e medido usando telescópios na Terra.

Veja 5 curiosidades da missão da Nasa que será lançada nesta 4ª

Últimas