Tecnologia e Ciência Após crescimento vertiginoso, ChatGPT tem primeira queda mensal de tráfego

Após crescimento vertiginoso, ChatGPT tem primeira queda mensal de tráfego

Chatbot de inteligência artificial é o programa de sucesso mais rápido, e tem 100 milhões de usuários ativos

Reuters - Tecnologia

O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial lançado em novembro, registrou as primeiras quedas mensais de tráfego para seu site e de visitantes únicos, de acordo com a empresa de análise Similarweb.

O tráfego global via computadores ou celulares para o site do ChatGPT diminuiu 9,7% em junho em relação a maio, enquanto os visitantes únicos do site do ChatGPT caíram 5,7%. Já a quantidade de tempo que os visitantes passaram no site recuou 8,5%, segundo os dados da Similarweb.

Aplicativo atingiu 100 milhões de usuários ativos

Aplicativo atingiu 100 milhões de usuários ativos

REUTERS/Dado Ruvic

A OpenAI, dona do ChatGPT, não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

O ChatGPT, que realiza tarefas desde a escrita até a codificação, atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, dois meses após seu lançamento.

O chatbot conta com mais de 1,5 bilhão de visitas mensais, sendo um dos 20 principais sites do mundo. A ferramenta, por exemplo, ultrapassou por muito o Bing, o mecanismo de busca da Microsoft que usa tecnologia da OpenAI.

Alguns concorrentes do ChatGPT, incluindo o chatbot Bard, do Google, foram lançados nos últimos meses, enquanto a OpenAI lançou o aplicativo ChatGPT para sistema iOS em maio, o que pode ter reduzido um pouco o tráfego do site.

Alguns também associam a mudança no uso da ferramenta às férias das escolas, com estudantes reduzindo a procura por ajuda com a lição de casa.

A recente desaceleração no crescimento do ChatGPT pode ajudar a controlar o custo de seu funcionamento, que requer um poder de computação intensivo para responder às consultas.

Sam Altman, presidente-executivo da OpenAI, descreveu o custo de operação dos serviços como "altíssimo".

O uso do ChatGPT é gratuito, mas há a opção de assinatura premium, na qual os usuários podem pagar 20 dólares por mês para acessar o modelo mais avançado da OpenAI, o GPT-4.

LEIA ABAIXO: Vale da estranheza: fotos realistas geradas por inteligência artificial perturbam redes sociais

Últimas