Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

App permite aos usuários ver, sentir e ouvir pessoas a distância

Ferramenta desenvolvida por cientistas de uma universidade britânica usa robô e realidade virtual para transmitir sensações

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo*, do R7

  • Google News
Robô é comandado remotamente por meio de controladores de movimento portáteis
Robô é comandado remotamente por meio de controladores de movimento portáteis

Pesquisadores da empresa Cyberselves, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, desenvolveram um aplicativo de realidade aumentada (RA) que permite aos usuários ver, sentir e ouvir pessoas que estão a quilômetros de distância.

O app, que recebeu o nome de Teleport, dá ao internauta o ponto de vista de um robô por meio de um fone de ouvido de realidade virtual (RV) e controladores de movimento portáteis.


Segundo o jornal americano The New York Times, a tecnologia foi utilizada pelo cofundador e diretor-técnico da Cyberselves, Daniel Camilleri, 28 anos, para comparecer à festa de aniversário da avó, em Malta (um arquipélago na região central do mar Mediterrâneo). Na ocasião, Camilleri estava em Lisboa, capital de Portugal, a cerca de 1.600 quilômetros de distância do evento.

"Estava numa conferência em Lisboa, mas, graças à ferramenta, pude ir a Malta, parabenizar minha avó e dar um abraço nela", afirmou ele ao NYT. Esta não é, no entanto, a única experiência que o Teleport pode proporcionar aos usuários.


O aplicativo pode ser um grande aliado, por exemplo, na realização de tarefas perigosas, como o descarte de bombas e operações de busca e resgate. Ou, ainda, na área de saúde, para oferecer cuidados mais eficientes e personalizados. A partir do app, é possível que especialistas visitem pacientes em diferentes países.

"Eles só precisam colocar um fone de ouvido RV para poder estar em Sheffield, olhando para o paciente", disse o diretor de pesquisa da Cyberselves, Tony Prescott, em entrevista à BBC.


Leia também

Pandemia

A Cyberselves foi fundada em 2018 e lançada em 2020, cerca de uma semana antes de o Reino Unido ser fechado devido à pandemia da Covid-19. Mas, para a empresa, isso não foi de todo o mau.

Ao longo desse período, em que viagens internacionais se tornavam cada vez mais restritas e as pessoas ficaram impossibilitadas de se ver pessoalmente, a companhia teve a chance de mostrar a importância da tecnologia. Além disso, outra aplicação possível da ferramenta é permitir que as pessoas viajem e explorem lugares virtualmente, e em segurança.


"Isso pode significar, por exemplo, que partes da indústria do turismo podem continuar, apesar das restrições nesta ou em quaisquer futuras pandemias", afirmou o diretor de operações da Cyberselves, Michael Szollosky.

"Os robôs de telepresença, como são chamados, têm o potencial de nos ajudar a enfrentar muitos dos desafios que temos em todo o mundo, especialmente agora à luz da recente pandemia da Covid", completou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.