Apple venderá peças de reposição e reparo a usuários de iPhone e Mac
Programa que será implementado primeiro nos EUA vai fornecer telas, chips e outros diretamente aos donos dos aparelhos
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Apple anunciou nesta quarta-feira (17) que vai, pela primeira vez, vender peças de reposição e ferramentas de reparo diretamente ao público geral, permitindo que os próprios usuários possam executar consertos em alguns modelos de iPhones e de computadores Mac.
O programa de reparo "self-service" surge após anos de pressão de grupos de consumidores, que levaram a Apple a fornecer mais acesso a manuais de conserto e a peças originais.
Em 2019, a Apple lançou um programa para que lojas independentes de conserto pudessem comprar peças, ferramentas e manuais da companhia. Atualmente, são 2.800 lojas cadastradas no programa, além de outros 5.000 pontos de reparo diretamente autorizados pela companhia.
A companhia disse que a loja online começará com cerca de 200 peças voltadas para resolução de problemas mais comuns envolvendo telas, baterias e câmeras nos modelos 12 e 13 do iPhone.
Leia também
O programa eventualmente se estenderá a computadores Mac que utilizam o chip M1 e, posteriormente, a reparos menos comuns. Os usuários terão acesso aos mesmos preços disponíveis às lojas independentes, e poderão devolver suas peças usadas à Apple em troca de um desconto.
A operação começará no início do ano que vem nos Estados Unidos e se expandirá para mais países no final do ano, de acordo com a empresa.