Asus Zenfone 5: bom desempenho por um preço competitivo
O R7 testou o desempenho e os recursos do novo smartphone intermediário da marca taiwanesa e que acaba de chegar no mercado brasileiro
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
A Asus lançou oficialmente no Brasil o Zenfone 5 nesa quinta-feira (16). O modelo foi apresentado na Mobile World Congress, em Barcelona, neste ano e já é vendido em alguns mercados fora do país.
É a segunda vez que a marca usa o nome Zenfone 5 em sua linha de smartphones. O primeiro aparelho da empresa, lançado em 2014, também chamava assim pois tinha uma tela de cinco polegadas.
Leia também:Galaxy S9 aposta em uma boa câmera, mas preço não é atrativo
A proposta desta vez é ser um celular com uma boa configuração para o uso cotidiano da maioria das pessoas com um preço competitivo.
O R7 testou a novidade e avaliou o uso em diversas situações.
Design
O Zenfone 5 segue todas as últimas tendências do mercado de celulares.
A tela cobre praticamente toda a parte frontal com quase nada de borda nas laterais, mas com meio centímetro de margem preta na base. No topo, está o tão comentado notch, que é aquele espaço que invade a tela e costuma ser usado para esconder câmeras e sensores, e presente no iPhone X, da Apple.
A parte traseira é em vidro, que pode ser um risco para os usuários mais desastrados, mas é um item que deixa um visual elegante e com um brilho bonito. O modelo será disponibilizado em três cores: preto, prata e branco.
Configurações
Com um processador Qualcomm Snapdragon 636 (8 núcleos e 1,8 GHz) e a memória RAM 4Gb, o Zenfone aguenta firme os usos mais intensos como assistir à vídeos e jogar em alta resolução.
A tela de 6,2 polegadas tem um tamanho bom para vídeos e para leitura de email e textos. O Zenfone 5 é um pouco maior do que o iPhone X e o Samsung Galaxy S9, ambos com 5,8 polegadas.
O sistema operacional é o já conhecido Android 8 Oreo, lançado em 2017 pelo Google, mas com modificações implementadas pela fabricante. Pelo menos desta vez, o número de aplicativos instalados de fabricas diminuiu.
Nos testes com jogos mais pesados como Asphalt 8 e Breackneck, que exigem bastante do sistema, não ocorreu qualquer problema para partidas nas configurações máximas dos jogos.
Existe também um atalho para melhorar o desempenho do sistema com um toque. O AI Boost aumenta a velocidade do Zenfone 5 em 12%, mas a bateria é sacrificada. Por isso, é melhor usar apenas quando for realmente necessário.
O armazenamento interno de 64Gb ou de 124GB, mas pode ser ampliada com um cartão de memória para até 2 TB. Só não é possível utilizar dois chips ao mesmo tempo e ainda ter mais espaço no celular, já que é a mesma entrada.
Câmera
A câmera traseira é dupla, uma lente teleobjetiva e outra grande-angular, com 12 MP de definição. Já a câmera frontal, usada para tirar selfies tem 8 MP.
Durante os testes com a câmera, o foco automático foi rápido e se adaptou bem com o movimento do celular para diferentes posições. Quem preferir ter mais controle, pode optar pelos ajustes manuais.
Os cliques podem ser feitos em uma boa sequência sem que o ocorra lentidões e travamentos. Fotos com muita e com pouca luz ficam com boa resolução e boas cores.
O Zenfone 5 possui alguns recursos divertidos para fazer fotos e vídeos diferentes. O modo beleza faz correções automáticas nas selfies. Algumas vezes pode parecer um pouco artificial, mas vale pela brincadeira.
Assim como em outros modelos concorrentes, o Zenfone 5 também tem o efeito de profundidade que desfoca o fundo e destaca o objeto ou a pessoa fotografada.
O Zoom de 4x pode até ser útil em alguns momentos, mas em geral a resolução cai bastante assim que o recurso é acionado. Usar no limite e com pouca luz prejudica demais a foto.
O modo câmera lenta esteve presente em vários modelos lançados recentemnte, mas tem pouco uso e segue apenas como algo divertido. Quando o usuário faz esse tipo de filmagem, pode decidir o exato momento em que o efeito será acionado e qual será a duração.
ZeniMoji
A Asus seguiu a tendência lançada pela Apple com os Animojis e também criou seus próprios emojis que se adaptam ao rosto do usuário e copiam as expressões. São sete animais e 4 pessoas. As animações podem ser filmadas e compartilhadas nas redes sociais ou enviadas por mensagens.
Bateria
O Zenfone cinco tem uma bateria de 3.300 mAh, que consegue manter tudo em funcionamento até o final do dia, mas sem exageros no uso. Como em qualquer outro modelo, assistir filmes, jogar e escutar música pelos autofalantes consomem rapidamente a carga.
Uma boa notícia é que a bateria é recarregada em pouco tempo. Em cerca de duas horas a carga vai de zero até 100%. Um ponto contra é o comprimento do cabo que é de 85 cm e às vezes é curto demais para alcançar algumas tomadas e para apoiar em algumas superfícies.
A empresa promete que a inteligência artificial irá entender o perfil de uso de cada pessoa e melhorar o gasto de energia para aumentar a vida útil do aparelho.
Segurança
A fabricante taiwanesa colocou os principais recursos de segurança no projeto: leitura facial, impressão digital e PIN. Somente a leitura de íris, presente na linha da Samsung, que não faz parte das configurações do Zenfone 5.
Em geral, a leitura facial para desbloqueio da tela funciona bem e é rápido. O sensor foi eficiente até com uso óculos de sol e boné.
O leitor de impressão digital fica na parte traseira, mas não é difícil de usar ou de encontrar sem precisar virar o celular para olhar.
Som e fone de ouvido
O Zenfone 5 é equipado com um sistema de som estéreo, uma caixa está localizada na parte de baixo próximo às entradas do carregador e do fone d ouvido, e a outra é na parte superior da tela, por onde sai o som em uma ligação. O Zenfone 5 até pode ser usado como uma caixinha de som com volume razoável, mas não é o ideal.
A Asus manteve a entrada de fone de ouvido em toda a linha de smartphones. Isso dá mais liberdade para o usuário escolher outros modelos e até optar pelo bluetooth para conexões sem fio.
O fone que vem na caixa é da própria Asus e é um modelo básico. Ele possui um controle no fio para atender e desligar ligações ou para pausar, dar play e passar a música, mas não para ajuste de volume.
Preço
A Asus colocou um preço bem competitivo no novo celular para disputar mercado com outros modelos intermediários como o Samsung Galaxy A8+ e o Moto Z3 Play. O Zenfone 5 será vendido por R$1.999, segundo o anúncio da empresa.
Leia também:
Conheça os celulares que já foram sonho de consumo no passado