Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bilionário Richard Branson faz 1ª viagem ao espaço em voo comercial

Nave levou o bilionário britânico Richard Branson e mais cinco passageiros ao espaço sideral

Tecnologia e Ciência|Do R7

O magnata Richard Branson fez viagem ao espaço neste domingo
O magnata Richard Branson fez viagem ao espaço neste domingo O magnata Richard Branson fez viagem ao espaço neste domingo

O bilionário Richard Branson entrou para a história neste domingo (11) ao viajar para o espaço sideral na VSS Unity, naquele que será o primeiro voo tripulado de uma empresa de turismo espacial. A nave foi construída pela Virgin Galactic Holding Inc., de propriedade do próprio Branson. Junto do empresário estarão outros cinco passageiros.

A decolagem aconteceu às 11h30 (horário de Brasília) no Spaceport America, em Los Cruces, no estados do Novo México (EUA), e retornou às 12h44. Inicialmente o voo estava previsto para as 10h, mas teve quer ser adiado por causa do clima. 

Por volta do meio dia, o White Knight Two já havia atingido 40 mil pés de altitude (12 km). Por volta das 12h26, a Unity se desprendeu do White Knight Two e em 60 segundos quebrou a barreira da velocidade do som. Por volta das 12h30, a viagem atingiu altitude máxima e iniciou o processo de retorno - a Unity funciona como um planador neste retorno. Às 12h40, todos retornaram com segurança.

Virgin Galactic atingiu 80 km de altitude, colocando os passageiros em gravidade zero por até 4 minutos.

Publicidade

O foguete SpaceShipTwo, batizado de Unity, foi levado sob um avião chamado White Knight Two a uma altitude de 15 mil metros, antes de se desprender - esta parte do voo durou cerca de 40 minutos. Então, o motor do Unity foi acionado, levando a espaçonave para uma subida em velocidade supersônica a altitudes superiores a 80,5 mil metros. No topo do arco da trajetória, os passageiros flutuaram por cerca de 4 minutos, antes de o avião espacial reentrar na atmosfera. Na transmissão oficial, foi possível observar Branson experimentando a microgravidade.

A SpaceShipTwo pode levar dois pilotos e até seis passageiros. A cabine possui 12 grandes janelas e nada menos que 16 câmeras. No voo deste domingo, dois pilotos e outros três passageiros, todos funcionários da Virgin, estavam à bordo.

O britânico Richard Branson é o multibiolionário que já teve gravadora de música, a Virgin Records, e também já até foi dono de escuderia de Fórmula 1 (chamada de Virgin). Com sua empresa, Branson pretende promover voos turísticos pelo espaço.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.