Cientistas encontram 1.700 vírus em geleira na China, sendo a maioria desconhecida para nós
Agentes foram descobertos a 300 m gelo adentro e, felizmente, não representam ameaça à saúde humana
Tecnologia e Ciência|Do R7
Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, dos EUA, retiraram amostras de 1.700 vírus da Geleira Guliya, localizada no planalto Tibetano, oeste da China. Do montante, aproximadamente 75% desses agentes, datados de 41 mil anos, são desconhecidos para os seres humanos modernos.
Nesse período, os vírus em questão sobreviveram a três grandes mudanças climáticas, de temperaturas frias, para quentes. Um deles, segundo parte do estudo divulgada pelo tabloide Daily Star, remonta 11.500 anos atrás, a última grande transição do tipo registrada.
Apesar da geleira onde foram encontrados estar na China, alguns dos vírus que compõem as amostras vieram do Ártico e do Oriente Médio.
Felizmente, nenhum deles representa ameça à saúde humana, conforme informaram os cientistas envolvidos no estudo. Isso porque, eles só conseguem infectar arqueas — organismos unicelulares — e bactérias.
Ainda assim, conforme reportado Daily Mail, analisar esses vírus oferece uma oportunidade para entender a história climática do planeta e de como pode se desenvolver futuras comunidades microbianas.