Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Chineses criam robô controlado por células cerebrais humanas

Avanço inédito na biocomputação foi protagonizado por pesquisadores da Universidade de Tianjin

Tecnologia e Ciência|Do R7


Pesquisadores da Universidade de Tianjin, na China, desenvolveram um robô controlado por células cerebrais humanas. Conforme reportado pelo jornal South China Morning Post, trata-se de um avanço inédito na área da biocomunicação, que pode ser um passo em direção à “inteligência híbrida humano-robô”.

Pesquisadores chineses criaram robô controlado por células cerebrais humanas Reprodução/Universidade de Tianjin (via South China Morning Post)

Em resumo, os cientistas do projeto coletaram células-tronco destinadas a se tornar parte de um cérebro humano e as implementaram em um robô humanoide. Um “cérebro em um chip”, conforme descrito pela Universidade de Tianjin.

Pareado com um eletrodo por meio de um chip de computador, o protótipo foi capaz de realizar uma série de tarefas. Para os pesquisadores, esse é “o primeiro sistema de interação de informações complexas inteligentes de cérebro em chip de código aberto do mundo”.

O site especializado New Atlas escreveu que, além de comandar o robô, o implante cerebral o capacitou a evitar obstáculos, rastrear alvos e gerenciar o uso do braço para agarrar coisas — tudo por meio de sinais elétricos e sensoriais, já que não possui olhos.

Publicidade

A publicação também esclarece que a cúpula em forma de cérebro no topo do dispositivo é apenas representativo e não tecido real em uso.

Outro aspecto do projeto, ressaltado pelo South China Morning Post, é que “os transplantes de organoides cerebrais são considerados uma estratégia promissora para restaurar a função cerebral por meio da substituição de neurônios perdidos e da reconstrução de circuitos neurais.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.