Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Cientistas encontram planeta "saído de Star Wars"

Descoberta tem sido comparada ao planeta Tatooine, onde nasceu Anakin Skywalker

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
Apesar de receber luz de dois sóis, planeta descoberto não é quente o suficiente para ser habitável
Apesar de receber luz de dois sóis, planeta descoberto não é quente o suficiente para ser habitável

Cientistas acreditam ter encontrado o primeiro exoplaneta rochoso e parecido com a Terra que orbita em um sistema estelar binário – que contém dois sóis. O exoplaneta tem sido comparado a Tatooine, planeta fictício onde nasceu Anakin Skywalker, em Star Wars.

O exoplaneta foi descoberto graças aos esforços de uma equipe global e uma complicada técnica chamada de microlente gravitacional. Ele recebeu o nome inicial de OGLE-213-BLG-0341LBb e se encontra a cerca de 3 mil anos luz de distância da Terra.


Astrônomos anunciam descoberta de planeta habitável semelhante à Terra

Assim como a nova descoberta, Tatooine, planeta em que nasceu Anakin Skywalker e onde viveu seu filho Luke Skywalker, também pertence a um sistema de dois sóis.


A descoberta, publicada na última sexta-feira no Science, chega apenas alguns meses depois de astrônomos terem anunciado a existência do Kepler-186f. O planeta foi considerado um primo "mais frio" da Terra.

Infelizmente, o clima no exoplaneta de dois sóis está mais para o do frio planeta Hoth, em que acontece a épica batalha do episódio O Império Contra Ataca, e nada para o clima desértico de Tatooine. Cientistas ainda dizem que ele não parece ser quente o suficiente para ser habitável, mas já está bem mais próximo do que outros planetas já encontrados em sistemas binários.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.