Clientes de bancos são orientados a usar aplicativos para evitar covid-19
Ferramentas digitais são uma maneira de amenizar riscos de contaminação ao diminuir a necessidade de ir até agências e caixas eletrônicos
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a pandemia de coronavírus é ficar em casa para evitar aglomerações de pessoas.
Leia também
Por esse motivo, a Febraban (federação Brasileira dos Banco) está orientando clientes de bancos a usarem o aplicativo do celular ou a internet para realizar transações, pagamentos e consultas bancárias.
Leia também: Conheça os cuidados de higiene para trabalhar de casa
A medida tem como objetio evitar que as pessoas tenham que ir até agências bancárias ou caixas eletrônicos e corram o risco de se contaminar com o novo vírus.
Segundo a Febraban, os bancos reforçaram as medidas de higienização de pessoal e de instalações para proteger quem não puder usar as ferramentas digitais.
"O setor entende que se trata de um choque profundo, mas de natureza transitória e que, com a colaboração de todos, o país será capaz de enfrentar esse problema e reduzir seus efeitos negativos sobre a população", publicou a Febraban.
A Febraban disponibiliza em sua página oficial dicas de segurança para se proteger contra a ação de cibercriminosos.
Nunca abrir e-mails de origem ou de procedência duvidosa, mesmo que venham com o remetente do seu banco, é uma das orientações aos clientes. "Os bancos, de maneira geral, não enviam e-mails não solicitados com anexos para serem instalados ou links para serem abertos", diz a Febraban em seu site.
Por medida de segurança, somente aplicativos disponibilizados na Google Play, plataforma de apps para celulares com sistema operacional Android, e na App Store, que disponibiliza aplicações para iPhones e iPads, devem ser baixados no celular.
Veja também:
Veja as tecnologias usadas para combater a pandemia de coronavírus