Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Com chegada de iPhone com USB-C, usuários se despedem do padrão Lightning; entenda a mudança

Conector foi criado pela Apple em 2012, para substituir um antigo, de 30 pinos, e deve ser abandonado na geração 15 do smartphone

Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7

Com a chegada do evento de lançamento do iPhone 15 (às 14h!), é praticamente certo que uma grande mudança nos dispositivos da Apple vem aí: os cabos e conectores Lightning, criados pela empresa em 2012, serão substuídos por entradas USB-C.

Rumores e declarações da empresa dão praticamente como certa a mudança já nesta geração de aparelhos, o que fez alguns usuários de longa data de aparelhos da empresa começarem a se despedir dos cabos Lightning — que continuam úteis em smartphones e tablets de gerações anteriores.

Cabo foi criado pela empresa em 2012
Cabo foi criado pela empresa em 2012

Nas redes sociais, imagens e vídeos não apenas relembraram a mudança da empresa, como opinaram se essa é uma troca boa ou não.

"A Apple está finalmente descontinuando o Lighning Cable após 11 anos! Introduzido em 12 de setembro de 2012, será substituído pelo USB-C amanhã, no mesmo dia! Você sentirá falta do cabo Lightning?", pergunta o tuíte.


Logo abaixo alguém respondeu de forma direta: "Sim, estou feliz que a Apple esteja usando USB-C trançado. Não apenas o conector Lightning em si é um incômodo em uma casa onde o USB-C é maioria, mas também os próprios cabos da Apple, bem, você pode ver. RIP Lightning 2012-2023 Você foi inovador no seu auge, mas talvez não seja lembrado".

A principal razão da felicidade de alguns é que é o USB-C é, de fato, um padrão praticamente universal: dispositivos dos mais diversos fabricantes utilizam a entrada, que serve tanto para transferência de dados quanto para carregamento de energia.


Lente periscópica, novas cores e USB-C: como será o iPhone 15, segundo rumores

Além disso, é mais potente que carregadores da empresa. Rumores apontaram que o iPhone 15 deve contar com taxas de carregamento de 35W, bem acima dos 20W do 14.


Uma outra publicação (acima) na rede social lembrou da chegada do conector, no evento de outono da empresa em 2012. A gravação também lembra o quão grande eram os conectores de 30 pinos usados pela empresa, aposentados com a adoção do Lightning.

Por que a Apple abandonará o Lightning?

Mas, por que a Apple abandonará o Lightning? A resposta é um tanto simples: por obrigação de uma legislação da União Europeia.

Segundo as novas regras do bloco, aprovadas em julho de 2022, todos os aparelhos vendidos por lá devem ser equipados com USB-C até o "final de 2024". Para não criar problemas de logística, a empresa estendeu a mudança a todos os aparelhos do mundo.

Não é exatamente uma surpresa, uma vez que a Apple ajudou a desenvolver o padrão USB-C e equipou MacBooks com portas do tipo. Agora, pela primeira vez na história da tecnologia recente, todos os dispositivos importantes e mais vendidos do mundo terão o mesmo padrão de entrada.

E, especula-se, esse pode ser o último cabo dos principais aparelhos, uma vez que empresas trabalham ativamente em padrões de carregamento sem fio. Mas isso é assunto para daqui alguns meses.

Macs, saúde e privacidade: veja todas as novidades apresentadas pela Apple este ano

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.