Comunicação da Estação Espacial Internacional é interrompida por rádio de táxi argentino
Interferência aconteceu durante caminhada de astronautas, que removiam radiador de módulo da estação
Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7
Dois astronautas russos da Estação Espacial Internacional e a base da Nasa tiveram a comunicação interrompida por um taxista argentino, que estava na mesma frequência de rádio da agência espacial.
Os cosmonautas, que realizavam uma caminhada espacial, relataram que conseguiram ouvir claramente a voz do motorista de Buenos Aires.
A Estação Espacial Internacional, ISS em inglês, sobrevoava a Argentina, quando a interferência aconteceu. Foram apenas três segundos de áudio interrompido, mas como tudo estava sendo transmitido ao vivo, viralizou rapidamente nas redes sociais.
O jornalista espacial Manuel Mazzanti foi o primeiro a publicar em seu Twitter, no dia 19, um vídeo mostrando o momento do incidente. Nele é possível escutar a voz do argentino surgindo em meio ao silêncio da transmissão, comum durante esse tipo de procedimento no espaço.
A mensagem foi traduzida como "150 você disse, de Irigoyen?", que depois foi revelado ser um endereço sobre o qual um motorista de táxi estava perguntando.
De acordo com o site Techaint, Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, os astronautas, tinham a missão de mover um radiador do módulo Rassvet para o novo módulo russo Nauka recentemente instalado na ISS, serviço que demorou cerca de oito horas para ser finalizado.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Filipe Siqueira
OVNI misterioso faz manobra 'jamais vista' perto da Estação Espacial Internacional