Coronavírus: conheça os cuidados de higiene para trabalhar de casa
Empresas permitiram o chamado home office para evitar aglomerações e também para diminuir a circulação de pessoas pelas ruas
Tecnologia e Ciência|Guilherme Carrara, do R7*
Em meio a pandemia de coronavírus e os crescentes casos confirmados, o Ministério da Saúde orienta evitar contatos físicos, ficar longe de aglomerações de pessoas e, se possível, ficar em casa para diminuir o risco de contaminação ao circular pelas ruas.
Leia também
Muitas empresas permitiram que funcionários trabalhem de casa, o chamado home office, para contribuir com o combate ao novo vírus. Nesse caso é necessário também tomar cuidados específicos com a limpeza do local escolhido para trabalhar.
“O ideal é limpar tudo com água sanitária. As superfícies que não possam receber esse desinfetante devem ser limpas com álcool 70%, aquele mais comum de limpeza”, orienta Jamal Suleiman, infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
A recomendação do médico é limpar de uma vez a duas vezes por dia o local onde a pessoas está trabalhando. Quem estiver trabalhando no sofá de casa ou em uma mesa de uso comum dos demais moradores, por exemplo, deve dar uma atenção especial a esses locais, assim como ao computador e outros dispositivos eletrônicos.
O médico destaca que a limpeza, principalmente dos locais mais usados da casa, deve ser feita pela própria pessoa ou pela família e dispensar qualquer pessoas que trabalhe na residência.
De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Princeton, o novo coronavírus se comporta de forma similar ao SARS, um parente da doença que causou outro surto no começo em 2002.
Pesquisadores avaliaram o tempo de permanência do vírus em diversas superfícies sólidas e também no ar e constataram que o novo coronavírus sobrevive até três horas no ar e sete dias em alguns plásticos e superfícies metálicas, dependendo de fatores como umidade, localização, ventilação entre outros.
Limpe sua casa
Outro ponto importante é tomar cuidado com os objetos que trouxer da rua. “Saia o mínimo possível para fazer compras, veja o que precisa e vá uma vez por semana. Ao sair, lave as mãos, ao voltar lave as mãos de novo. Não é necessário lavar as embalagens e afins”, diz o infectologista.
O especialista explica que o mesmo se aplica as roupas. "não é necessário se despir e tomar um banho de álcool gel antes de entrar em casa, mas, não devemos chacoalhar as roupas. Ao chegar em casa, troque e coloque-as no cesto de roupa suja, sem necessidade de produtos especiais na lavagem".
Veja também:
Saiba como usar o app do SUS para se informar sobre o Coronavírus