Descanso nas alturas: famílias investem em enterros espaciais em adeus pouco convencionais
Cápsulas, que experimentam microgravidade de 7 minutos antes de voltar à Terra com paraqueda, são devolvidas como lembrança
Tecnologia e Ciência|Do R7, com Reuters
Gerry e Elizabeth Paulus são apaixonados por viagens rodoviárias pelos Estados Unidos e, em breve, vão se preparar para o que chamam de sua "última viagem rodoviária" — uma que os levará tecnicamente às profundezas do espaço.
O casal de Mesa, no estado do Arizona, enviará seu DNA para o espaço na próxima missão Enterprise lançada pela Celestis, uma empresa de enterros espaciais com sede em Houston, Texas.
“Isso nos ajuda a pensar no futuro e, mesmo que não estejamos lá fisicamente, faremos uma pequena parte dele de alguma forma e isso realmente me faz sorrir”, disse Elizabeth Paulus.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Os Paulus estão participando como um casal vivo, mas outras famílias estão usando o serviço para homenagear seus entes queridos mortos de uma maneira única.
Leia também
Embora os enterros espaciais não sejam um conceito novo, a empresa se prepara para seu primeiro voo espacial profundo, fazendo uma órbita heliocêntrica ao redor do sol indefinidamente.
“Esse repositório estará a 330 milhões de quilômetros no espaço pela primeira vez na história”, disse o presidente da Celestis, Colby Youngblood.
O voo levará aproximadamente 196 cápsulas, incluindo as cinzas ou DNA de indivíduos notáveis, como Gene Roddenberry, o criador de Star Trek, juntamente com outros membros do elenco de Star Trek, como James Doohan e Nichelle Nichols.
"Temos um folículo capilar de George Washington, o presidente Dwight Eisenhower e o presidente John F. Kennedy também estão a bordo desse voo", acrescentou Youngblood.
A Celestis oferece várias opções para restos mortais, incluindo uma que os envia para o espaço suborbital, onde as cápsulas experimentam microgravidade por aproximadamente 5 a 7 minutos antes de retornar à Terra por meio de um helicóptero de paraquedas. As cápsulas são então devolvidas às famílias, fornecendo-lhes um artefato que voou para o espaço como lembrança.
Como parte da experiência, as famílias podem participar de eventos nos três dias anteriores ao lançamento.
“Um evento de lançamento dá à família a oportunidade de conhecer outras pessoas que perderam um ente querido e compartilhar suas histórias e se unir e lançar seus entes queridos juntos”, disse Youngblood.
Cinzas de 100 pessoas foram lançadas ao espaço em um foguete