Especialistas acreditam que TikTok valerá mais que YouTube em até dois anos
Rede social chinesa já ultrapassou tempo de uso médio do Facebook e Instagram, e mira agora plataforma do Google
Tecnologia e Ciência|Do R7
A Emarketer, empresa de análise de tendências do marketing digital, divulgou um artigo no qual afirma que o TikTok passará o valor de mercado do YouTube até 2024. A rede social chinesa valeria 11 bilhões de dólares (R$ 55,6 bilhões), enquanto a plataforma de vídeos do Google seria avaliada em 10,7 bilhões de dólares (R$ 54,1 bilhões) nos próximos dois anos.
Ainda segundo a Emarketer, este seria um passo natural para a rede social, que desbancou em tempo de uso os tradicionais Facebook e Instagram em 2020. Na época, o site de vídeos rápidos tinha usuários gastando 38,6 minutos por dia, enquanto os portais do grupo Meta amargavam quatro minutos de uso a menos.
Embora seja conhecido pelos vídeos virais curtos de coreografias e histórias do cotidiano, o TikTok se aproxima cada vez mais dos vídeos longos. Após liberar gravações de três minutos e posteriormente de cinco minutos, agora a rede social já permite publicações de até dez minutos — um formato antes dominado no mercado pelo YouTube.
O sucesso do TikTok faz com que outras redes sociais copiem os formatos curtos do site, ainda predominantes na produção de conteúdo do aplicativo. Os Reels do Instagram e Shorts do YouTube, entretanto, não parecem frear a ascensão meteórica do portal chinês.
De acordo com as empresas Joy Ventures e getWizer, 40% da geração Z — nascidos entre o final dos anos 1990 e 2010 — passa mais de três horas por dia no TikTok.