Espécie assustadora: tubarão 'fantasma' de olhos brilhantes é descoberto por cientistas
'Apristurus ovicorrugatus' começou a ser estudado há dez anos, após ovos serem achados dentro de uma fêmea morta
Tecnologia e Ciência|Matheus Borges*, do R7
Uma nova espécie de tubarão aterrorizante foi formalmente confirmada e catalogada no mês passado, dez anos após uma fêmea prenha ser descoberta morta na Austrália. O animal, que possui olhos brancos e brilhantes, permanecia como dúvida para os biólogos, mas agora foi identificado como inédito.
O Apristurus ovicorrugatus, nome dado a aparência de seus ovos encontrados, é um tipo de tubarão-gato, frequentemente chamado também de "tubarão-fantasma", que vive em águas profundas, e por isso possui uma aparência tão estranha.
Dentro de um dos ovos, encontrado em 2011, havia um embrião que apontava claramente ser de um tipo de tubarão, mas que não correspondia a nenhuma das espécies conhecidas até então.
Outros dois embriões foram encontrados na Coleção Nacional de Peixes da Austrália, e o par foi combinado, revelando que os peixes antes vistos foram erroneamente classificados como um tubarão-gato do sul da China (Apristurus sinensis).
Por causa dos olhos esbranquiçados e brilhantes, os cientistas ficaram na dúvida de que espécie de tubarão poderia ser.
"Esta não é uma característica comum para uma espécie de águas profundas e apenas uma outra espécie, Apristurus nakayai, da Nova Caledônia e Papua Nova Guiné, compartilha essa característica", disse o principal autor do estudo sobre a nova descoberta, Will White, quando perguntado sobre os olhos da criatura.
*Sob supervisão de Filipe Siqueira