Estação Espacial Internacional apresenta buracos e rachaduras, segundo relatório da Nasa
Problemas começaram a ser registrados em 2013, quando um pedaço de lixo espacial colidiu contra um dos painéis solares do laboratório em órbita
Tecnologia e Ciência|Do R7
Nesta semana, a Nasa divulgou um relatório onde afirma haver 50 “áreas de preocupação” e quatro rachaduras na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), o que pode levar a uma evacuação de emergência da nave.
Conforme reportado pelo tabloide britânico Daily Mail, os primeiros danos foram registrados em 2013, quando a estrutura foi atingida por lixo espacial. À época, a Nasa detectou um vazamento de oxigênio, que atingiu a maior taxa de evasão em abril deste ano.
Após o incidente, dezenas de outros vazamentos e rachaduras surgiram na estação e acabaram remediados com fita especial, gaze e material selante.
Tecnologia e Ciência
Especialistas russos já haviam previsto que a ISS enfrentaria uma “cascata de falhas” a partir de 2025, escreveu o Daily Mail.
Além disso, Vladimir Solovyov, contratante da estação, acrescentou que uma parcela significativa dos equipamentos da nave está envelhecido.
Os astronautas a bordo da ISS foram alertados a permanecer na seção de trabalho dos EUA, quando o módulo espacial estiver aberto. Assim estariam mais próximos de suas naves, para o caso de uma evacuação de emergência.
Mistério desvendado! O que era o ruído ouvido pelos astronautas presos no espaço