Estação Espacial Internacional pode ganhar estúdio de cinema em 2024
Empresa idealizadora do projeto planeja utilizar a área também para gravação de programas de TV e eventos esportivos
Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7
Uma empresa planeja enviar até 2024 um módulo espacial para ser anexado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) que servirá como estúdio de cinema. O módulo também poderá ser utilizado como cenário para programas de TV e até instalação para eventos esportivos.
De acordo com o portal Engadget, a empresa Axiom Space será a responsável pela construção do estúdio. A companhia também venceu há dois anos uma licitação da Nasa para construir o primeiro módulo comercial da ISS.
A SEE (Empresa de Entretenimento Espacial, em tradução livre), que está por trás do projeto, está coproduzindo um filme com o ator Tom Cruise que terá cenas filmadas no espaço. Ação similar à de uma equipe de cinema russa que no fim de 2021 usou a ISS como cenário para a gravação do filme The Challenge (O Desafio).
Os custos da construção do módulo não foram divulgados pela SEE, que ainda está na fase de arrecadação de fundos para viabilizar o projeto audacioso. Caso consiga o dinheiro para construir o estúdio, poderemos ver as previsões dos filmes de ficção científica se concretizarem na própria gravação de novas obras.
O mundo do cinema segue a tendência de exploração comercial do espaço sideral, que ganhou força em 2021 após Blue Origin, SpaceX e Virgin enviarem as primeiras tripulações para turismo espacial.