Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estação Espacial Internacional pode ser descartada no oceano em 2031

Gigantesca instalação de 419 toneladas terá investimentos por mais oito anos e depois será desativada por ter um alto custo

Tecnologia e Ciência|Lucas Ferreira, do R7

Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu da Terra
Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu da Terra Estação Espacial Internacional pode ser vista a olho nu da Terra

A Estação Espacial Internacional pode ser desativada em 2031, de acordo com os planos da Nasa. A instalação, de mais de 419 toneladas, seria descartada em uma parte remota do oceano Pacífico, conhecido como “cemitério de naves espaciais”.

O local, a mais de 3.900 km da Nova Zelândia, fica mais distante da civilização que os próprios astronautas na Estação Espacial Internacional, que orbita a cerca de 400 km da Terra.

De acordo com o portal britânico Mirror, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se comprometeu a manter investimentos na instalação até 2030. O tempo, entretanto, é um inimigo da Estação Espacial, que teria um custo de reparo alto e insustentável.

No final de 2021, a Nasa anunciou a extensão da vida útil da instalação, que passou de uma janela de uso entre 2024 e 2028 para 2030. O administrador da agência, Bill Nelson, se referiu à Estação Espacial como um “farol de colaboração científica internacional”.

Publicidade

“A Estação Espacial Internacional é um farol de colaboração científica internacional pacífica e por mais de 20 anos retornou enormes desenvolvimentos científicos, educacionais e tecnológicos para beneficiar a humanidade.”

Lançada em novembro de 1998 e ocupada pela primeira tripulação dois anos depois, a Estação Espacial Internacional é um projeto que envolve diferentes agências, incluindo a europeia, japonesa, russa e canadense, além da norte-americana.

Desde 2000, 244 astronautas tiveram a oportunidade de pisar na Estação Espacial Internacional. O local também já serviu de cenário para o filme russo O Desafio e deve ganhar um módulo em 2024 que será usado como estúdio de cinema.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.