Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Facebook pagou para jovens usarem aplicativos que coletam dados

Rede social obteve informações sobre os hábitos na internet de usuários de 13 a 35 anos em troca do pagamento de uma taxa mensal

Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7


Facebook pagava taxa mensal para coletar dados dos usuários
Facebook pagava taxa mensal para coletar dados dos usuários

O Facebook teria pago para usuários instalarem programas que coletam dados sobre a navegação na internet. As informações foram publicadas pelo site TechCrunch na última terça-feira (29).

Leia também

Usuários de 13 a 35 anos receberiam 20 dólares, cerca de R$ 74, para permitir a coleta de dados a partir do aplicativo Facebook Research. A mesma ferramenta também era disponibilizada pelos serviços: BetaBound, uTest e Applause.

O monitoramento dos usuários teria sido viabilizado após Mark Zuckerberg adquirir o aplicativo Onavo, em 2014, por 120 milhões de dólares, cerca de R$ 440 milhões. A ferramenta deveria ajudar a diminuir os rastros deixados na internet, mas era usada para espionar.

Segundo o especialista em segurança do Guardian Mobile Firewall, Will Strafach, consultado pelo TechCrunch, o Facebook conseguia obter informações sobre localização, histórico de pesquisa e até mensagens privadas. Em alguns casos, o usuário era orientado até a tirar uma cópia da página de histórico de compras do perfil na Amazon. 

Publicidade

O programa não estaria mais disponível para os usuários de iPhones, por violar as políticas de uso da App Store, mas segue funcionando em aparelhos com sistema operacional Android, do Google. 

Um porta-voz do Facebook enviou o seguinte esclarecimento sobre o caso ao TechCrunch:

Publicidade

"Fatos importantes sobre este programa de pesquisa de mercado estão sendo ignorados. Apesar dos primeiros relatos, não havia nada 'secreto' sobre isso; foi literalmente chamado de Facebook Research App. Não era 'espionagem', pois todas as pessoas que se inscreveram para participar passaram por um processo claro de integração pedindo permissão e foram pagas para participar. Finalmente, menos de 5% das pessoas que optaram por participar desse programa de pesquisa de mercado eram adolescentes. Todos eles com formulários de consentimento dos pais assinados."

Veja também: Gosta de selfie? Veja as 10 melhores câmeras frontais do mundo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.