Família de Nissim Ourfali perde processo contra o Google
Justiça de São Paulo decidiu que o YouTube não precisará deletar os vídeos
Tecnologia e Ciência|Do R7

Um dos vídeos mais virais de 2012 não corre mais o risco de ser retirado da rede. A família de Nissim Ourfali entrou em um processo judicial contra o Google pedindo que o vídeo fosse excluído de todos os produtos da empresa, como o YouTube, Blogger e Orkut, mas acabou tendo o pedido negado pela Justiça de São Paulo.
Google inicia processo de “direito ao esquecimento”
O vídeo que mostra Nissim fazendo uma nova versão para a música “What Makes You Beautiful”, da banda One Direction, foi criado por uma produtora para celebrar o Bar-Mitzvá do adolescente. O pai dele decidiu salvar o vídeo no YouTube, mas não o colocou como publicação privada. Resultado: o vídeo se tornou um dos maiores virais de 2012.

A publicação original feita pelo pai do Nissim foi apagada logo depois que se tornou um sucesso na rede, mas hoje em dia é possível encontrar o vídeo no YouTube sem dificuldade. Por ter se espalhado tanto, o Google alega que seria impossível apagar todo o conteúdo relacionado ao jovem.
— Esse mesmo vídeo foi copiado e transformado em uma infinidade de outros produtos, tais como montagens e vídeos covers, além de jornais, blogs, programas de internet e televisão que comentaram o ocorrido. Cada um desses novos 'produtos' foram, por sua vez, novamente replicados, copiados e alterados provocando um efeito em cadeia incontrolável.
O juiz Arthus Fucci Wady, da 1ª Vara de Cível de São Paulo, expediu a sentença em junho, considerando "improcedente" o pedido da família, mas ainda cabe o recurso. O processo corria em segredo de Justiça.















