Ferramenta divertida da Nasa permite observar a trajetória de asteroides próximos da Terra
O novo asteroide descoberto pela agência, que possui baixas chances de atingir a Terra, pode ser observado na plataforma
Tecnologia e Ciência|Do R7
Na última semana, a Nasa descobriu um novo asteroide que poderia, com pequenas chances, atingir a Terra. Apesar da possibilidade baixa de colisão, os especialistas monitoram o asteroide — e você pode fazer o mesmo.
A agência americana desenvolveu uma ferramenta, chamada de Eyes on Asteroids ("Olhos nos Asteroides", em tradução livre), que permite a qualquer pessoa monitorar a trajetória e movimentção dos inúmeros asteroides que rodeiam o Sistema Solar, desde os mais próximos da Terra até os mais distantes.
A plataforma mostra a disposição dos astros, e permite que você navegue pelo espaço observando os planetas e asteroides, assim como algumas informações do astro — quando foi descoberto, proporções e o futuro do objeto. Também é possível fazer um estudo mais aprofundado de cada asteroide.
O próprio asteroide recém descoberto, 2023 DW, está disponível para visualização na ferramenta, que aponta a aproximação mais próxima da Terra para 2046, uma trajetória prevista pelos cientistas da Nasa.
Para explorar o Sistema Solar a partir da plataforma é bastante simples, basta acessar o site do Eyes on Asteroids e se jogar nos detalhes espaciais.
CONFIRA TAMBÉM: Saiba as diferenças entre cometas, asteroides, meteoros e meteoritos