Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Fim do Orkut gerou onda de nostalgia na web em 2014

Rede social do Google virou um museu virtual para homenagear suas comunidades

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
Eu Odeio Acordar Cedo era a maior comunidade do Orkut
Eu Odeio Acordar Cedo era a maior comunidade do Orkut

O ano de 2014 foi marcado pelo fim do Orkut, rede social que já foi uma das mais queridas dos brasileiros. Com cada vez menos usuários, a rede social do Google fechou as portas com cerca de apenas 6 milhões de usuários brasileiros, bem menos que os 34,4 milhões que chegou a ter em seus “anos de glória”.

No dia 30 de junho deste ano, o Google anunciou que tiraria o Orkut do ar em setembro. A rede social, no entanto, não iria simplesmente desaparecer. Depois do dia 30 de setembro, as lendárias comunidades foram reunidas em um “museu” virtual, uma espécie de homenagem do Google.


O que vai restar do Orkut?

Saiba como salvar seus dados do Orkut por meio do Google Takeout


Agora, as comunidades podem ser acessadas no endereço da rede social, mas não podem ser atualizadas. O Google ainda disponibilizou uma ferramenta para que os usuários fizessem backup de dados como a página principal, recados, vídeos, depoimentos, tópicos, amigos e até a lista de comunidades. A ferramenta Google Takeout ainda pode ser usada por quem ainda não salvou suas “lembranças”.

Nostalgia


Assim que o Google anunciou que o Orkut logo deixaria de existir, uma onda de nostalgia tomou conta das redes sociais no Brasil. Apesar de estar em decadência há anos, o fim do Orkut pegou muitos de surpresa, até aqueles que nem se lembravam mais de ter um perfil ativo.

O Orkut ainda tinha seus sobreviventes, usuários ainda ativos em fóruns de comunidades e aplicativos de games, como o controlador de acesso Sergio Vives, de 44 anos, que era dono de uma comunidade de downloads de filmes e séries, além de jogador de games como Colheita Feliz e Café Mania.


Orkut era famoso pelas comunidades hilárias
Orkut era famoso pelas comunidades hilárias
Usuários recordaram comunidades absurdas após anúncio do fim do Orkut
Usuários recordaram comunidades absurdas após anúncio do fim do Orkut

— Imaginava que seria questão de tempo para o Orkut acabar, mas a notícia sempre nos pega de surpresa.

O que fazem os sobreviventes do Orkut?

A rede social durou dez anos e passou seus últimos anos de vida sendo ignorada até pelo seu próprio criador, o turco Orkut Büyükkokten, que já estava no Facebook.

Mesmo em queda, dados divulgados pela Microsoft mostram que “Orkut” foi o segundo termo mais procurado no Bing na área de tecnologia, perdendo apenas para “Facebook”. A primeira rede social do Google ficou na frente até de serviços como Twitter, Instagram e Google+.

Relembre os melhores do Orkut

Um dos recursos mais populares do Orkut foram as comunidades, que tinham as motivações mais banais possíveis. A mais famosa delas, Eu Odeio Acordar Cedo, tinha cerca de 6 milhões de membros antes do fim da rede social.

Relembre as comunidades mais bizarras e divertidas do Orkut

A comunidade Eu amo minha MÃE! aparecia em segundo lugar, com 4,5 milhões de usuários, enquanto a comunidade Te incomodo?? Que peeena!!! ocupava o terceiro lugar com 4,3 milhões de membros.

O Orkut também era famoso por aplicativos como o Buddypoke, em que os usuários criavam avatares para interagir com amigos. Entre os jogos “campeões de audiência” estavam a Mini Fazenda e a Colheita Feliz.

Acervo reúne comunidades do Orkut que eram abertas ao público
Acervo reúne comunidades do Orkut que eram abertas ao público

Museu

No acervo de comunidades montado pelo Google é possível encontrar todas as comunidades do Orkut que tinhamas configurações de Privacidade e Segurança como “Aberta – qualquer pessoa pode ver o conteúdo da comunidade”. Por causa desta restrição, algumas comunidades “clássicas” ficaram de fora, como a Eu Odeio Acordar Cedo.

Veja o que você pode encontrar no museu do Orkut

O site serve apenas para consulta, não sendo possível realizar novas postagens e nem deletar conteúdos antigos. Nele é possível navegar por todas as comunidades, separadas em ordem alfabética. O acervo manteve até o visual do Orkut, usando as mesmas cores da “finada” rede social.

Ao selecionar uma comunidade, os usuários têm acesso à data de criação da página e ao fórum. O perfil dos usuários não aparece, apenas o nome completo e a data de publicação da mensagem. Vale a pena fazer uma viagem no tempo no arquivo “orkutiano”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.