Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Físico defende que cientistas deveriam 'caçar buracos brancos, de onde as coisas só podem sair'

O italiano Carlo Rovelli acredita que região hipotética do espaço-tempo e da singularidade pode explicar a fonte da matéria escura

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News

O físico italiano Carlo Rovelli, do Instituto Perimeter de Física Teórica, no Canadá, acredita que os cientistas deveriam rastrear os ainda hipotéticos buracos brancos, que podem estar "passando pelo seu quarto todos os anos", afirmou, conforme reportado pelo tabloide Daily Star.

"Um buraco negro é um buraco no céu onde as coisas podem entrar, mas não sair", explicou Rovelli. "Um buraco branco é um buraco no céu de onde as coisas podem sair, mas nada pode entrar", completou.


Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Segundo o físico, esse fenômeno do espaço-tempo e da singularidade surge quando os buracos negros colapsam sobre si sob a força da própria massa. Assim, eles passam pelo que o físico define como salto quântico, uma espécie de transformação em outra estrutura.


Renderização artística de um buraco branco
Renderização artística de um buraco branco

A teoria de Rovelli sugere que o buraco branco, minúsculo e invisível a olho nu, emitiria fracamente tudo o que foi sugado por ele anteriormente. No entanto, portador de um vasto interior, ele ainda seria capaz de distorcer o espaço-tempo, enquanto se desloca — inclusive pelo seu quarto, como citado acima.

Além disso, o italiano especula sobre a estrutura ser uma das chaves para um dos maiores mistérios da área, a matéria escura. "Ela pode ser composta, talvez em parte, de bilhões e bilhões desses minúsculos e delicados buracos brancos, que invertem o tempo dos buracos negros e flutuam levemente por todo o universo, como libélulas", comparou. "Tenho esperança de que, antes de morrer, alguém possa afirmar ter detectado essas coisas."

Eclipse Anel de Fogo: moradores de diversos países da América contemplam o espetáculo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.