Ford desafia desenvolvedores brasileiros a encontrar soluções para congestionamento
Iniciativa da empresa busca talentos para sugerir soluções para problemas de trânsito
Tecnologia e Ciência|Do R7

A Ford anunciou nesta terça-feira (3), durante evento na Campus party Brasil, que está lançando um desafio para os desenvolvedores brasileiros: sugerir soluções tecnológicas para o congestionamento nas grandes cidades do País.
A empresa possui um programa chamado Ford Smart Mobility que busca talentos em diversos países no mundo para os mais diferentes problemas que envolvem o trânsito no mundo, como dificuldade de mobilidade, falta de acesso ao transporte, dificuldade em estacionar, entre outros.
Dependendo do país, a empresa lança um determinado desafio, e a missão dos desenvolvedores brasileiros é encontrar soluções que envolvam software ou hardware que possam diminuir o congestionamento em São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras grandes cidades.
Erica Klampfl, gerente global de pesquisa da Ford sobre futuro da mobilidade, afirma que a principal missão da Ford Smart Mobility é unir o Big Data de maneira inteligente com as necessidades dos motoristas.
— Queremos antecipar as necessidades dos consumidores em transporte e mobilidade que existirão nos próximos anos. Aprenderemos a partir do comportamento dos usuários e criar uma experiência mais completa e pessoal para os motoristas no futuro.
Segundo Erica, a iniciativa é importante porque as grandes cidades começarão a enfrentar cada vez mais problemas de mobilidade, tanto em questão do transporte dos próprios moradores como distribuição de produtos e serviços. Isso só irá aumentar mais ainda nos próximos anos por mudança de hábitos dos consumidores e por causa do crescimento global da classe média.
— O mais importante é que estamos nos afastando do objetivo de apenas vender carros e nos focando em vender mobilidade. Isso só poderá acontecer com conectividade, principalmente smartphone, e desenvolvendo melhores sensores e softwares.
Além disso, esse projeto espera oferecer para as pessoas melhores maneiras de se locomover, como poder optar por transporte público ou utilizar o seu carro, criando um fluxo melhor para o trânsito da cidade. Erica afirma, entretanto, que a solução não será igual para todas as regiões, e por isso eles colocarão equipes em mais de uma cidade do país.
O projeto deve começar no segundo semestre de 2015 e irá também buscar unir as soluções com transporte público e questões de sustentabilidade. A plataforma será disponibilizada em breve para desenvolvedores e será completamente aberta.
Esse não é o único desafio da Ford para desenvolvedores brasileiros:a empresa está sediando o hackaton, concurso que irá premiar com um Ford Ka o programador que criar o melhor aplicativo voltado para os motoristas que querem se manter conectados enquanto dirigem.















