Bug no Spotify estava reduzindo a vida útil dos SSDs
Bug no Spotify estava reduzindo a vida útil dos SSDs
Hardware|Do R7

A quantidade de vantagens dos SSDs em relação aos HDs é bem extensa, porém uma coisa muito importante acaba jogando contra as unidades de estado sólido: a finitude das memórias Flash. As memórias flash contam com um limite de ciclos de escrita. Para contornar isso os fabricantes adotam o que é conhecido como nivelamento de desgaste (wear-leveling), que basicamente atua para balançar o desgaste de forma equilibrada, mantendo a performance da unidade durante toda a sua vida útil.
Porém o tempo para o encerramento desses ciclos de escrita é bem amplo, é muito provável que você mude completamente a configuração da sua máquina diversas vezes e ainda sim o SSD estará lá firme forte. Então não é algo tão preocupante como parece. Mas imagine que um software está contribuindo para esse processo de escrita de forma desnecessária, fazendo o SSD lidar com uma grande quantidade de dados. Esse é o caso do serviço de streaming de música, o Spotify.
Um bug no programa que vinha ocorrendo desde junho, estava fazendo que um alto consumo de dados fosse escrito de forma desnecessários. Em alguns casos eram escritos incríveis 1 TB de dados. Alguns testes do Ars Technica revelaram que os dados escritos variavam entre 5 e 10 GB por hora, alcançando 700 GB durante um pouco mais de um dia rodando em segundo plano.
O problema afeta a versão do software disponível para Windows, Linux e Mac OS. O problema era tão significativo que mesmo completamente ocioso, o Spotify escrevia dados desnecessários. O bug teria sido causado por arquivo chamado mercury.db, que rescrito pelo software a cada cinco minutos, e quanto mais você interagia com o serviço, reproduzindo músicas, a quantidade de dados gravados aumentava.
O Spotify se corrigiu o problema com uma atualização, a versão 1.042. Caso você tenha um SSD e utiliza o Spotify em seu desktop corra e verifique se está atualizado. Confira abaixo o comunicado oficial da companhia:
"Temos visto algumas preocupações da nossa comunidade sobre a quantidade de dados gravados utilizando o Spotify. Isto foi revisto e qualquer preocupação em potencial foi corrigida na versão 1.042, que está disponível para todos os usuários."

