Instagram bloqueará hashtags que promovam a anti-vacinação
Rede social não permitirá que usuários busquem por conteúdo que espalhem a desinformação sobre saúde e planeja criar mensagens de alerta
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O Instagram anunciou nesta quinta-feira (9) que irá bloquear hashtags que propagam conteúdos anti-vacinação entre seus usuários. As informações foram pubblicadas pelo site The Verge.
"Se a hashtag fosse #vaccines1234, se contivesse uma alta proporção de desinformação de vacina conhecida, nós bloquearíamos essa hashtag completamente", afirma Karina Newton, chefe global de políticas públicas do Instagram.
A rede social de fotos também planeja criar um pop-up para alertar os usuários sobre a busca por assunto ligados à saúde e entregar informações corretas. Ainda não foi anunciado um prazo para a inclusão do recurso na plataforma.
O Facebook também está sendo pressionado para combater propagandas anti-vacina. A empresa se comprometeu a barrar esse tipo de conteúdo no feed dos usuários, mas ainda é possível encontrar postagens que apoiam a causa.
A cidade de Nova York está passando por um surto de sarampo, doença que pode ser evita com a vacinação das crianças. A situação impulsionou a discussão sobre o impacto da desinformação sobre assuntos ligados a saúde que circulam nas redes sociais.
A tendência das pessoas que optaram por não vacinar tornou-se uma ameaça global à saúde em 2019, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).