Instagram remove filtros que simulam cirurgia plástica no rosto
Filtros banidos simulam procedimentos estéticos que aumentam lábios, mudam o tamanho das bochechas e afinam a ponta do nariz
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O Instagram irá retirar todos os filtros do Stories que simulam cirurgias plásticas ou que são inspirados em procedimentos estéticos. O motivo da decisão foi a preocupação dos reflexos do recurso na autoestima dos usuários.
Leia também: Chip implantado sob a pele pode substituir chaves, cartões e senhas
Um dos filtros que será banidos aumenta os lábios, muda o tamanho das bochechas e afina a ponta do nariz. Um outro filtro simula as marcações feitas por médicos antes de cirurgias plásticas e os hematomas dos procedimentos.
Apesar de ter sido pensado para ser uma brincadeira entre os usuários, há preocupação de que esses filtros possam aumentar a pressão sobre jovens e adultos que enfrentam problemas com a aparência.
Em agosto deste ano, o Facebook liberou o acesso da plataforma Spark AR Creators para qualquer usuário de suas redes sociais. Isso permitiu que diversos filtros fossem criados e disponibilizados. Todo material criado pela plataforma passa por uma auditoria e precisa estar de acordo com as políticas da plataforma.
Leia também: Diga x! Samambaia tira sua primeira selfie em zoológico de Londres
"Queremos que os efeitos do Spark AR sejam uma experiência positiva e estamos reavaliando nossas políticas existentes no que se refere ao bem-estar", publicou a página do Spark AR Creators no Facebook.
Além de remover os efeitos que forem identificados, o Instagram também irá adiar a aprovação de novos efeitos associados à cirurgia plástica. Não foi revelado quanto tempo levará até a implementação da nova política.
Veja também:
Fique com a cara do Coringa com um filtro do Instagram Stories