Lançamento tripulado da SpaceX é adiado por causa do tempo ruim
Missão espacial levará quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, dois americanos, um japonês e um francês
Tecnologia e Ciência|Do R7
O voo tripulado da Nasa e SpaceX rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) programado para quinta-feira (22) foi adiado por um dia devido ao tempo ruim, anunciou a agência espacial norte-americana.
O voo está programado agora para as 05h49 (6h49 de Brasília) de sexta-feira (23) devido a "condições climáticas adversas".
A missão da SpaceX deve levar quatro astronautas à ISS em sua segunda missão de rotina desde que o governo dos Estados Unidos retomou os voos espaciais tripulados, e será o primeiro com um europeu.
A missão, batizada de Crew-2, terá os astronautas americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur, ao lado do membro da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) Akihiko Hoshide e do integrante francês da Agência Espacial Europeia (ESA) Thomas Pesquet.
A Space X, empresa de Elon Musk, conseguiu a posição de fornecedora de transporte favorita da Nasa, enquanto a problemática cápsula Starliner da Boeing passa por testes.
O primeiro teste tripulado da SpaceX em maio de 2020 acabou com nove anos de dependência americana dos foguetes russos para viajar à ISS após o fim do programa dos ônibus espaciais em 2011.
Leia também
O voo de sexta-feira usará novamente o foguete propulsor utilizado na missão Crew-1 - a primeira - e a cápsula Crew Dragon será a mesma utilizada na missão de teste.
Os quatro astronautas permanecerão por alguns dias ao lado da tripulação do Crew-1, antes do retorno da primeira equipe à Terra após a missão de seis meses.
Com três russos a bordo, a ISS ficará lotada, com 11 pessoas.
Veja as fotos que robô da Nasa em Marte enviou aos cientistas