Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência
Publicidade

Montagem mostra dispositivo da Apple de 'luto' por morte de Rainha Elizabeth 2ª

Publicação com mais de 100 mil curtidas diz que iPads 'britânicos' estarão indisponíveis até próxima segunda-feira (19)

Tecnologia e Ciência|Gabriel Herbelha*, do R7


Montagem feita no iPad
Montagem feita no iPad

Uma publicação no Twitter, que afirma que os iPads que estejam configurados com a língua inglês britânico entrarão em um “período de luto” até a próxima segunda-feira (19), em decorrência da morte da rainha Elizabeth 2ª, viralizou com mais de 115 mil curtidas.

O dono do perfil publicou uma imagem do dispositivo que mostra uma imagem de Elizabeth 2ª, e abaixo, o logo da Apple com um recado informando a impossibilidade de uso do aparelho.

“Esse iPad está indisponível pelo período Real de luto até segunda-feira, dia 19 de setembro”, diz a legenda da publicação.

A data destacada no print representa os dez dias de luto em que a coroa britânica homenageia Elizabeth 2ª, que faleceu aos 96 anos. 

Publicidade

Apesar da repercussão da morte da monarca, essa informação sobre os produtos da Apple é falsa. Ao fazermos o teste em um iPhone 12, que tem o mesmo sistema operacional do iPad, e mudar o idioma do aparelho para o inglês britânico, o suposto aviso de luto não aparece.

A única mudança percebida é a da tradução das palavras do idioma anterior para o escolhido.

Publicidade

Além disso, no site da Apple, na seção de status do sistema da Apple no Reino Unido, é informado que todos os serviços estão operando normalmente.

Outro fator que comprova se tratar apenas de uma montagem, se dá pela fonte das palavras do comunicado escrito no tablet.

A Apple usa uma fonte exclusiva desde 2015, chamada San Francisco. E a fonte usada no comunicado é a DejaVu Sans. 

*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Ferreira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.