Tecnologia e Ciência Nasa escolhe local de pouso da missão que irá a Marte em 2020

Nasa escolhe local de pouso da missão que irá a Marte em 2020

Cratera Jezero foi escolhida entre outros 60 possíveis locais de aterrissagem e pode conter vestígios de vida no planeta vermelho

Missão para marte

A Nasa escolheu a cratera Jezero como o local de pouso da missão que será enviada a Marte em 2020. Os cientistas levaram cinco anos para analisar os 60 possíveis lugares para a aterrissagem.

O equipamento enviado ao planeta vermelho deverá buscar por antigos indícios de vida e fazer coletas de rochas e do solo. O próximo desafio será trazer essas amostras para a Terra.

O local escolhido para a nova fase de exploração tem 45 quilômetros de extensão e pode ter abrigado o delta de um antigo rio. Esse passado pode ter preservado moléculas orgânicas e algum sinal da existência de micróbios.

"O local de pouso na cratera Jezero oferece terreno geologicamente rico, com formações de terras de até 3,6 bilhões de anos, que poderiam potencialmente responder questões importantes em evolução planetária e astrobiologia", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA.

Segundo a agência espacial norte-americana, a cratera Jezero tem minerais e pelo menos cinco tipos diferentes de rocha, incluindo argilas e cabonatos, que podem conter registros de vidas passadas. 

Leia também: Descubra 9 itens do cotidiano projetados com tecnologia da Nasa