Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nasa lança dois pequenos satélites para monitorar furacões

Novos rastreadores lançados pela agência espacial enviam informações climáticas a cada 60 minutos, o que os torna seis vezes mais rápidos que os modelos atuais

Tecnologia e Ciência|

Agência espacial lançou satélites para rastrear furacões
Agência espacial lançou satélites para rastrear furacões Agência espacial lançou satélites para rastrear furacões

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançou dois pequenos satélites de uma base na Nova Zelândia para monitorar ciclones tropicais a cada hora, como parte de um projeto para melhorar a previsão do tempo.

Esses novos rastreadores de tempestades, colocados em órbita em um foguete construído pela empresa norte-americana Rocket Lab, podem passar por furacões (ou tufões no Pacífico) a cada hora. Os satélites atuais só podem fazer isso a cada seis horas.

Os pesquisadores poderão observar a evolução das tempestades a cada 60 minutos, explicou o cientista da Nasa Will McCarty em entrevista coletiva no lançamento da missão Tropics, ocorrida na segunda-feira (8).

"Ainda precisamos dos grandes satélites", acrescentou. “O que isso nos dá é a capacidade de adicionar mais informações aos principais satélites que já temos”, continuou ele.

Publicidade

Uma segunda espaçonave construída pelo Rocket Lab será lançada em duas semanas com mais dois satélites para completar uma pequena constelação de quatro satélites de rastreamento de tempestades.

As informações que serão coletadas sobre precipitação, temperatura e umidade podem ajudar os cientistas a determinar onde um furacão atingirá a costa e quão forte será, ajudando os residentes costeiros a se prepararem melhor para possíveis evacuações.

Publicidade

Os furacões, ou tufões, estão se tornando mais poderosos à medida que a superfície do oceano esquenta, alertam os cientistas.

LEIA TAMBÉM: Encontro de galáxias e explosão colossal: veja as melhores fotos do espaço desta semana

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.