Nasa lançará equipamento para caçar planetas fora do Sistema Solar
TESS vasculhará o espaço durante dois anos em busca de exoplanetas semelhantes à Terra e com condições para abrigar vida extraterrestre
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
A Nasa lançará nesta segunda-feira (16) o TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite, em inglês). O equipamento terá a missão de caçar planetas fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas. O foguete Falcon 9, da Space X, empresa do bilionário Elon Musk, será usado para levar o equipamento ao espaço.
O Tess irá monitorar e catalogar cerca de 200 mil estrelas. Serão produzidos 27 gigabytes de dados diariamente segundo a agência espacial norte-americana. Também faz parte da missão buscar planetas com condições necessárias para abrigar vida extraterrestre.
Leia também
Em 2009, o telescópio espacial Kepler foi enviado ao espaço com o mesmo objetivo de buscar exoplanetas. Segundo dados da Nasa, foram descobertos aproximadamente 2.700 planetas semelhantes à Terra e orbitando estrelas na Via Láctea.
A TESS será uma nova etapa dessa pesquisa. As câmeras instaladas pelos cientistas cobrirão uma área 400 vezes maior do que a do Kepler e irão coletar dados sobre estrelas de 30 a 1000 vezes mais brilhantes. O equipamento deverá vasculhar o espaço pelos próximos dois anos.
A missão da TESS é liderada e operada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e gerenciada Goddard Space Flight Center, da Nasa.
O lançamento será nesta segunda-feira (16), às 19h32 (horário de Brasília). O site da Nasa fará transmissão ao vivo direto do Cabo Canaveral, na Flórida.