Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Nokia 3310: o pequeno celular que roubou a cena na MWC 2017

Aparelho não tem Android, WhatsApp ou boa câmera; mas está de volta o jogo da cobrinha

Tecnologia e Ciência|Tiago Alcantara, do R7, em Barcelona

O ano é 2017, mas os visitantes da MWC foram enviados de volta para o passado. Cerca de 17 anos após o lançamento de um de seus aparelhos mais icônicos, a marca trouxe de volta uma versão modernizada do 3310. O celular não roda Android, não será compatível com WhatsApp e sua câmera passa longe de ser algo incrível. Ao que parece ninguém liga para essas coisas, porque estão de volta o jogo da cobrinha, uma bateria que dura até 22 dias e a "aura" de resistência da Nokia em Barcelona.

Confinado a um canto do gigantesco estande da Nokia na feira, seria fácil "passar batido" pelo modelo, não fosse a grande quantidade de pessoas que procuram por ele. Jornalistas e participantes da feira esperam por sua vez, ávidos por experimentarem o celular - boa parte dessa turma não dá muita atenção para os outros três celulares com Android puro que a empresa também trouxe para a feira.

No rápido hands-on que fizemos no Nokia 3310, é possível sentir a nostalgia de ter um celular básico, mas bem resolvido nas mãos. Se ele vai ser um sucesso sendo vendido por US$ 52 (cerca de R$ 160) ou se vai virar o "segundo celular"de todo mundo, não é possível afirmar. O certo é que a volta do clássico já foi uma grande e bem-sucedida jogada de marketing para a empresa.

VEJA TAMBÉM: LG G6: top de linha com aproveitamento de tela incrível


No evento, o aparelho é apresentado com os seguintes diferenciais: 22h de conversação, até um mês de bateria em modo stand-by, interface "retrô", tela polarizada de 2,4 polegadas para você poder vê-la bem, mesmo quando o sol bate.

E, claro, o celular traz de volta o Snake, também conhecido como "jogo da cobrinha".


Herança finlandesa

Nas palavras de Juho Sarvikas, chefe de produtos da HMD Global, "os telefones da Nokia provocam emoções reais". Em comunicado para a imprensa o executivo ainda acrescentou que o Nokia 3310 quer fazer as pessoas se recordarem de que é possível confiar na resistência de seus celulares.


— Os telefones Nokia despertam emoções reais. Nosso novo portfólio combina essas marcas clássicas da Nokia com o melhor desempenho da categoria Android e um novo nível de habilidade. No caso do Nokia 3310, nós simplesmente não conseguimos resistir. Queríamos recompensar os leais fãs do telefone Nokia e fazer uma declaração de que inovação e design moderno podem andar de mãos dadas.

A empresa finlandesa HMD Global foi formada por ex-funcionários da divisão de mobilidade de Nokia, após a venda dessa seção para a Microsoft. Confira o vídeo de apresentação dos outros três aparelhos da "nova era de celulares Nokia":

Nokia 6

Nokia 5

Nokia 3

O Nokia 3310 e os outros aparelhos carregando a marca chegam ao mercado até o meio de 2017, de acordo com a HMD Global. Ainda não há informações sobre a possibilidade de lançamento ou preços no Brasil.

O R7 está acompanhando o evento de tecnologia e mostra para você as principais novidades desse mercado e o futuro da tecnologia móvel. Fique ligado!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.