Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

O que vai restar do Orkut?

Saiba quais dos seus dados ainda podem ser salvos

Tecnologia e Ciência|Do R7*

O Orkut não vai simplesmente sumir. As lendárias comunidades não serão simplesmente apagadas. Em uma espécie de homenagem, o Google pretende manter as comunidades de acesso público como uma espécie de "museu". Elas serão acessíveis, mas não poderão ser atualizadas. A companhia anunciou que a rede social irá fechar em setembro.

Os donos de comunidades que quiserem que seu “legado” faça parte do acervo têm até o final de setembro para alterar as configurações de Privacidade e Segurança da comunidade para “Aberta – qualquer pessoa pode ver o conteúdo da comunidade”.

Passo a passo: faça o backup da sua conta no Orkut

Seus dados também sobreviverão se você salvá-los por meio da ferramenta Google Takeout. Com ela é possível salvar tudo que havia em seu perfil: página principal, recados, vídeos, depoimentos, tópicos, amigos e até suas comunidades. Os usuários do Orkut também podem exportar seus álbuns de fotos para o Google+.


Depois do dia 30 de setembro não será possível entrar no Orkut, exportar álbuns de fotos para o Google+ ou usar os aplicativos, APIs e jogos da rede social. A data também é o tempo limite para apagar postagens individuais nas comunidades que ficarão expostas no acervo. Será possível apagar todas as postagens removendo o Orkut de sua conta do Google.

Adeus, Orkut


A notícia de que o Orkut chegará ao fim em setembro deste ano pegou muitos de surpresa, até aqueles que já nem ligavam para a rede social e mantinham um perfil fantasma só para não "perder lembranças".

Comunidades abertas farão parte de um acervo feito pelo Google
Comunidades abertas farão parte de um acervo feito pelo Google

O Orkut ainda tem seus sobreviventes, usuários ainda ativos em fóruns de comunidades e aplicativos de games. A rede social conta atualmente com 6 milhões de usuários brasileiros, bem menos do que costumava ter nos seus anos de glória.


Conheça os "sobreviventes do Orkut"

A primeira rede social do Google chegou a ter 34,4 milhões de usuários só no Brasil, segundo o serviço de medição de audiência comScore. A rede social, que durou dez anos, passou seus útimos anos de vida sendo ignorada até pelo próprio Orkut Büyükkokten, já que o programador tem até conta no Facebook.

Apesar da queda, dados divulgados pela Microsoft mostram que o termo "Orkut" foi o segundo mais procurado no Bing na área de tecnologia, perdendo apenas para o "Facebook". O Orkut ficou na frente de redes como Google+, Twitter e Instagram.

A culpa é do Facebook?

A rede social de Mark Zuckerberg é apontada como uma das grandes responsáveis pela queda do Orkut. Inclusive por usuários ainda ativos na rede social.

Dono da comunidade Filmes e Séries – downloads, que tem mais de 260 mil membros, o controlador de acesso Sergio Vives, 44 anos, diz que vai sentir falta de sua comunidade e também dos jogos Colheita Feliz e Café Mania. O internauta afirma que já imaginava qual seria o destino da rede social.

— Imaginava que seria questão de tempo para o Orkut acabar, mas a notícia sempre nos pega de surpresa. Atualmente não dá para concorrer com o Facebook, que domina totalmente as redes sociais e contribuiu para o encerramento do Orkut, que, apesar de estar ultrapassado, já deixa saudades.

O moderador de comunidade disse também que seus amigos próximos já não usam o Orkut e sua maior fonte de interação na rede social são suas comunidades e os aplicativos de jogos.

A bibliotecária Lourdes Mariano, 40 anos, também usuária ativa do Orkut, conhece pessoas nas comunidades ainda em movimento.

— Acho que as pessoas começaram a sair do Orkut por modismo. O Facebook não é uma rede para grupos. O individualismo tem sua cota de responsabilidade. Mas os bugs e os erros constantes e a demora na solução também ajudaram a promover a saída em massa.

* Colaborou Amanda Martins, estagiária do R7

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.